terça-feira, 22 de maio de 2012

MacGruber (2010)

Originalmente um pequeno sketch de Saturday Night Live, MacGruber, de Jorma Taccone, traz-nos a paródia que faltava juntar à lista, a paródia a MacGyver que apesar do sucesso nos anos 80 já estava a pedir algo do género. Dificilmente um filme com que muitos realizadores aceitassem trabalhar, no entanto Jorma Taccone, mais conhecido como escritor/realizador de longa data no SNL, decide avançar com o projecto e o resultado é tudo menos desapontante.

MacGruber (Will Forte), um ex-militar condecorado, é chamado de volta ao serviço para evitar uma ameaça terrorista liderada por Dieter Von Cunth (Val Kilmer), responsável pela morte da mulher de MacGruber. Como não poderia deixar de ser, MacGruber é o único capaz de deter a ameaça, com uma equipa escolhida a dedo e técnicas de combate corpo-a-corpo pouco ortodoxas, acompanhadas por grande destreza e grande talento.

Como qualquer paródia, não algo para levar a sério, nem seria de esperar algo muito elaborado e espectacular mas consegue ser uma comédia de acção bastante apelativa. Mantém-se fiel a certos aspectos de MacGyver, nomeadamente o seu talento para pegar num grupo de objectos e transforma-los num engenho para qualquer situação, levando isto a extremos completamente ridículos mas com momentos hilariantes. Jorma parece ter um bom desempenho como realizador para este tipo de paródia, não são muitos os que consigam alargar um sketch de 2 minutos para um filme de 90 mas até saiu melhor do que esperava. As actuações são tipicamente exageradas e caricatas, à que notar a participação de Val Kilmer, que apesar de parecer que faz a mesma personagem em todos os filmes que entra, até foi mediana.

MacGruber é uma daquelas comédias extremistas que uma pessoa dificilmente não gosta, por muito má que seja, e consegue nem que seja só um sorriso. Não é algo digno de grandes menções honrosas mas é um pedaço de filme que diverte e serve para passar um bom tempo.


Título Original: MacGruber (EUA, 2010)
Realizador: Jorma Taccone
Argumento: Jorma Taccone; Will Forte; John Solomon
Intérpretes: Will Forte; Kristen Wig; Ryan Phillipe; Val Kilmer; Powers Boothe
Música: Mathew Compton
Fotografia: Brandon Trost
Género: Comédia; Acção
Duração: 90 minutos



Sem comentários :

Enviar um comentário