domingo, 6 de maio de 2012

Sucker Punch (2011)

Sucker Punch foi, antes de tudo, um prodígio do marketing. Meses antes de ter estreado já tinha conquistado a sua própria legião de fãs e à data da sua estreia, no final de Março, já era apelidado de «o filme mais esperado do ano». Com tanto trailer, poster e curta-metragem (sim, até curtas-metragens relacionadas com o filme foram disponibilizadas ao público antes do produto principal) era difícil não ficar com as expectativas em alta em relação à película. O pior é que as expectativas elevadas normalmente andam de mãos dadas com uma monumental desilusão, e Sucker Punch não conseguiu escapar a esse triste fado.

Não é a primeira vez que Snyder aproveita mal um dos seus filmes, ou, pelo menos, o seu conceito. Em Sucker Punch o principal problema é o quinteto de protagonistas. Na sua maioria composto por fracas actrizes de poucos recursos dramáticos, a sua interpretação nunca chega a convencer. Emily Browning e Jena Malone ainda se vão safando, já Vanessa Hudgens, longe do seu público habitual, é, discutivelmente, a pior das cinco. Os restantes vão aparecendo quando precisam de aparecer, e tentam, acima de tudo, não interferir em demasia com o filme.

No pólo oposto, os aspectos técnicos da película. A mistura entre fotografia e CGI é deslumbrante, ao ponto de quase fazer esquecer as lacunas da fita. O mesmo se aplica à banda sonora. Com enorme ênfase em "quase". Quase. Snyder teve mais olhos do que barriga, e tentou fazer mais do que a sua capacidade e talento lhe permitem. Na memória ficam as sequências de acção, as fantasias de Babydoll e pouco mais. O que sobra é facilmente olvidável.


Título Original: Sucker Punch (EUA/Canadá, 2011)
Realizador: Zack Snyder
Argumento: Zack Snyder, Steve Shibuya
Intérpretes: Emily Browning, Abbie Cornish, Jena Malone, Vanessa Hudgens, Jamie Chung, Carla Gugino, Oscar Isaac, Scott Glenn, Jon Hamm
Música: Tyler Bates, Marius De Vries
Fotografia: Larry Fong
Género: Acção, Fantasia, Thriller
Duração: 110 minutos


Sem comentários :

Enviar um comentário