sexta-feira, 3 de agosto de 2012

The Raven (2012)

Edgar Allan Poe, o grande mestre do macabro e do terror, morreu em circunstâncias misteriosas e por causas desconhecidas. The Raven, é o relato dos últimos dias do autor e de tudo o que levou à sua morte. Realizado por James McTeigue (V For Vendetta) e conta com a participação de John Cusack e Kevin McNally, visto assim seria de esperar algo de qualidade.

Poe (John Cusack) é um bêbedo mentalmente instável a quem a fama momentânea e egocentrismo subiu à cabeça. Quando um psicopata começa a recriar os cenários macabros presentes nas obras de Edgar Allan Poe, este junta-se à investigação liderada pelo detective Fields (Luke Evans) numa tentativa de prever e impedir os próximos ataques. Infelizmente, nada corre bem quando o interesse amoroso de Poe, Emily Hamilton (Alice Eve), se torna numa das peças chave para o plano do assassino.

Sempre achei John Cusack um pouco subestimado, principalmente porque já chegou a ter desempenho bons mas quase nunca lhe é dado o crédito devido, mas neste filme é difícil aceitá-lo como Edgar Allan Poe, tem uma actuação demasiado instável e por vezes desvia-se da personagem. Luke Evans com um desempenho demasiado exagerado como um detective arrogante, incompreensivelmente fixado no assassino e com uma voz que mais parece Christian Bale como Batman, um completo desperdício. O trabalho de realização é bom mas não ao nível de V for Vendetta, infelizmente, e a juntar ao enredo completamente despropositado tornam o filme pouco apreciável, aliás tudo me pareceu demasiado rebuscado e a ideia de um assassino que recria cenários imaginários sem qualquer aparente fonte de recursos torna tudo um bocado estranho e pouco plausível, culminando num final pouco satisfatório, esclarecedor e, sinceramente, pouco surpreendente. Não fosse eu fã das obras de Edgar Allan Poe, poderia ter suportado mais algumas das liberdades artísticas dos argumentistas.

Vive-se bem sem ter que ver The Raven, algo que inicialmente pode parecer um bom pedaço de entretenimento acaba por não passar de um filme mediano, só traz desilusão para aqueles que conhecem e gostam das obras de Poe, às quais este filme não faz justiça. 


Título Original: The Raven (EUA, 2012)
Realizador: James McTeigue
Argumento: Ben Livingston; Hanna Shakespear
Intérpretes: John Cusack; Luke Evans; Alice Eve; Brendan Gleeson; Kevin MacNally; Oliver Jackson-Cohen
Música: Lucas Vidal
Fotografia: Danny Ruhlmann
Género: Thriller, Mistério
Duração: 110 minutos



Sem comentários :

Enviar um comentário