quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Hellraiser (1987)

Mais um épico do cinema de terror, Hellraiser, de Clive Barker. Introduzindo um novo grupo de indivíduos sádicos, cujo o único trabalho é mostrar às pessoas os verdadeiros prazeres do inferno, os Cenobites. Clive Barker, também autor do livro The Hellbound Heart, no qual foi baseado o filme, trouxe mais uma originalidade ao género do terror o que, após a enchente de slashers  no inicio dos anos 80, é muito bem vindo.

Frank (Sean Chapman) torna-se uma vitima dos cenobites após decifrar um puzzle, a caixa de Lemarchand, que obteve num mercado de antiguidades. Algum tempo depois consegue fugir da dimensão dos cenobites e convence a mulher do seu irmão, Julia (Clare Higgins), também a sua antiga amante, a arranjar sacrifícios suficientes para recuperar o seu corpo original, que foi completamente mutilado. Pinhead, o líder do cenobites não tolera tal acontecimento e agora persegue Frank para o levar de volta à dimensão infernal.

Hellraiser é uma adaptação muito boa de Hellbound Heart, o que já seria de esperar. Clive Barker demonstra boas capacidades de realização e argumentação de uma longa-metragem, e uma potencialidade enorme para o género, chegando até a ser elogiado por Stephen King. Trata-se de um terror mais complexo e original que certamente nos cola à cadeira, toda descrição da dimensão dos cenobites, onde existe apenas a exploração carnal no sentido mais sadomasoquista possível, é perfeita para o tema. As actuações são bastante satisfatórias e a caracterização de todas as personagens é muito bem feita. No entanto falta-lhe aquele ambiente que torna um filme de terror realmente assustador, e acontece tudo de uma forma muito banal e com pouco suspense que culmine num momento de por os cabelos em pé, o que seria algo crucial neste filme.

Resumindo, é definitivamente um filme a ver neste Halloween. Já é também um franchise com bastantes títulos ao longo dos anos, que mesmo completando certos aspectos da história não mantêm a qualidade deste primeiro. Assim, penso que seria melhor ficar por este e manter o nome em boa consideração.  


Título Original: Hellraiser (Reino Unido, 1987)
Realizador: Clive Barker
Argumento: Clive Barker
Intérpretes: Andrew Robinson; Clare Higgins; Ashley Laurence; Sean Chapman; Doug Bradley
Música: Christopher Young
Fotografia: Robin Vidgeon
Género: Terror
Duração: 94 minutos



Sem comentários :

Enviar um comentário