domingo, 28 de julho de 2013

Sunday Stills #47: "Drive"


Na semana de estreia nacional do seu novo filme - ONLY GOD FORGIVES, novamente protagonizado por Ryan Gosling - recordamos na nossa habitual rubrica semanal a magnífica cena do elevador de DRIVE, de Nicolas Winding Refn. Um resumo de como as luzes podem exorcizar num só momento todos os demónios de quem iluminam.

domingo, 21 de julho de 2013

Sunday Stills #46: "Belleville Rendez-Vous"


O Tour acabou: ficam os vencedores - com assinatura portuguesa nos pódios - e as recordações. No Cinema, a mais bela e delicada será, porventura, este BELLEVILLE RENDEZ-VOUS, de Sylvain Chomet. E a promessa de que para o ano há mais.

sábado, 20 de julho de 2013

CCOP - Top de Junho de 2013


ANTES DA MEIA-NOITE, filme que completa a trilogia das personagens Jesse e Celine, foi considerado o melhor filme do mês de Junho. Mas não só. Com 8,82 de classificação média (especialmente impressionante agora que deram entrada seis novos membros no CCOP), o filme tem entrada directa para o primeiro lugar do top anual. Entre todos os filmes já votados pelo CCOP, ANTES DA MEIA-NOITE recebeu a décima segunda maior classificação de sempre, a mesma conseguida por BLADE RUNNER (1982). Se comparamos com o ano passado, é uma nota apenas ligeiramente inferior à do líder de 2012: Tabu, que foi classificado com a nota média de 8,89. Os filmes que completam o pódio de Junho são ambos escandinavos: o sueco À PROCURA DE SUGAR MAN (vencedor do Óscar 2013 de Melhor Documentário), que deu entrada directa no décimo lugar do top anual e o norueguês HEADHUNTERS - CAÇADORES DE CABEÇAS. Nota para a reposição em sala do clássico de 1953, ATÉ À ETERNIDADE, com a média de 7,73.


Para conhecer os restantes filmes do top mensal e as entradas e saídas do top anual, basta consultar o site oficial do CCOP aqui

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Filme do Mês #6

Todos os meses, o filme com estreia - comercial - nacional que melhor pontuação recebeu da redacção do Matinée Portuense, e o que por cá se escreveu sobre ele.

Junho, 2013

Em Junho, votámos pelo reencontro. Do Amor, do Sol, da maresia. E o de Celine e Jesse connosco (o espectador). BEFORE MIDNIGHT, de Richard Linklater, foi o primeiro filme do ano a conseguir a pontuação perfeita. As dez câmaras vermelhas foram-lhe dadas por António Tavares de Figueiredo.


«Tento resolver a questão central que BEFORE MIDNIGHT coloca: será possível ser-se fiel (ao outro, a nós) sem, no entanto, o ser? Não consigo encontrar a resposta. Sei apenas que, a acabar na Grécia, o mais trágico dos destinos - e, voltando ao tal almoço grego, já lembrava um dos convivas que foram os gregos a inventar a Tragédia -, não podia pedir melhor conclusão para a história de Jesse e Celine. Mas a porta, essa, ficou aberta a um novo reencontro. Por agora...» (ATF)