quinta-feira, 25 de outubro de 2012

A Nightmare On Elm Street (1984)

A Nightmare On Elm Street é o filme que marcou o género de terror, um clássico verdadeiramente genuíno e o primeiro merecedor de menção neste Especial Halloween aqui no Matinée. Uma verdadeira pérola de Wes Craven, que deu vida ao terror nos anos 80 e que criou um franchise extenso ao longo dos últimos 20 anos. Juntando um conceito original e um novo vilão, que viria a tornar-se num dos melhores, temos uma obra-prima do género.

Nancy Thompson (Heather Langenkamp), Tina Gray (Amanda Wyss), Rod Lane (Jsu Garcia) e Glen Lantz (Johnny Depp) estão a ser perseguidos por assassino que os ataca durante os sonhos, Freddy Krueger. Sem forma de combater esta ameaça, aparentemente imparável, a única maneira de sobreviver é não adormece. No entanto o cansaço acaba por atingir todos, resta descobrir qual o motivo por detrás das mortes e tentar impedir que Freddy os apanhe.

Em 1978 foi Halloween que que subiu ao pódio dos melhores filmes de terror, dois anos depois veio Friday The 13th. Juntos, com A Nightmare On Elm Street, temos o trio supremo do terror slasher. Freddy é, na minha opinião, o vilão mais icónico, indestrutível, absolutamente perturbador e simplesmente cruel. Mas o que o torna mais atractivo é a sua personalidade psicopática, sempre com as piadas que tornam toda a situação ainda mais doentia. Para adicionar à equação, Freddy também tem uma aparência grotesca que só o tornam mais intimidador.   

Robert Englund em A Nightmare On Elm Street

Um enredo original e único, imenso gore misturado com efeitos bastante bons e um vilão aterrorizador, e temos a receita perfeita para um óptimo filme de terror. Tanto a argumentação e realização, por parte de Wes Craven, são muito bons e funcionam na perfeição. No entanto a melhor actuação vem de Robert Englund como Freddy, que embora com menos foco do que nas sequelas que viriam depois, consegue ser o mais memorável, enquanto que as restantes actuações se mantêm pelo satisfatório, o que é observado regularmente nos filmes de terror. Mas nem tudo pode ser perfeito e mesmo com as pequenas falhas consegue ser um dos melhores, trazendo uma agradável lufada de ar fresco para os adeptos do terror.

Continua a ser, provavelmente, o meu favorito. Se nunca viram, é um must see , embora não acredite que haja alguém que nunca tenha visto, muito menos que nunca tenha ouvido falar. Definitivamente um ponto alto no cinema de terror e perfeito para a noite de Halloween.


Título Original: A Nightmare On Elm Street (EUA, 1984)
Realizador: Wes Craven
Argumento: Wes Craven
Intérpretes: John Saxon; Ronee Blakley; Heather Langenkamp; Amanda Wyss; Jsu Garcia; Johnny Depp; Robert Englund
Música: Charles Bernstein
Fotografia: Jacques Haitkin
Género: Terror
Duração: 91 minutos



Sem comentários :

Enviar um comentário