quinta-feira, 31 de março de 2011

The Resident (2011)

Após Let Me In (2010), o remake americano de Låt Den Rätte Komma In (eng: Let the Right One In), The Resident é a mais recente produção lançada pela Hammer Film Productions, a mítica produtora de filmes de terror britânica que atingiu o seu auge durante as décadas de 50 e 60. Cinquenta anos volvidos desde esse período dourado, o nome da Hammer continua entre nós; a qualidade da suas produções, que pauta, inequivocamente, os seus filmes mais antigos, essa, é que já se foi há muito. É claro que um ou outro filme consegue fugir à regra - infelizmente, The Resident não entra nessa lista.

Juliet Devereau (Hilary Swank) é uma médica que se separou recentemente do marido após ter sido traída. Em busca de uma casa para arrendar em New York, encontra o prédio de Max (Jeffrey Dean Morgan, o pai em Supernatural), e do seu tio August (Christopher Lee, uma das figuras da Hammer "clássica"); entusiasmada com a casa, Juliet depressa a decide arrendar. No entanto, a casa dos sonhos de Juliet depressa se tornará no seu maior pesadelo, quando esta descobre que Max desenvolveu uma assustadora obsessão por ela.

Se há frase capaz de descrever The Resident é o chavão «Been there, done that» - nada é novo no argumento de The Resident, o que confere ao espectador uma incómoda sensação de déjà vu durante todo o filme. Do outro lado do espectro encontram-se as sólidas interpretações dos protagonistas, que conseguem, mesmo que por breves momentos, afastar o pensamento de quem vê o filme da falta de originalidade da história. Quanto à realização, a estreia de Antti Jokinen nas grandes produções é pouco mais do que mediana: se é verdade que consegue transmitir ao espectador a sensação de claustrofobia e solidão que tanto apregoou, é também verdade que nunca consegue captar totalmente a atenção de quem vê o filme.

The Resident é um filme com altos e baixos. Mas confesso que, mesmo tendo em conta alguns dos seus filmes mais recentes, esperava um pouco mais de uma produção da Hammer. No geral, The Resident cumpre a sua função, mesmo estando muito longe de deslumbrar. Na nossa opinião, não vale a pena uma ida ao cinema, mas não será, de todo, má ideia vê-lo no sofá com as luzes desligadas.




Título Original: The Resident 
Realização: Antti Jokinen
Argumento: Antti Jokinen & Robert Orr
Intérpretes: Hilary Swank, Jeffrey Dean Morgan, Christopher Lee, Lee Pace
Música: John Ottman
Fotografia: Guillermo Navarro
Género: Drama, Thriller
Duração: 91 minutos

IMDb: 5.2/10
Rotten Tomatoes: 36% (4.4/10 average rating)


Sem comentários :

Enviar um comentário