terça-feira, 6 de março de 2012

A Gentle Rain Falls For Fukushima (2012)

Filme que fez a sua antestreia mundial no Fantasporto 2012. Apesar de ser algo que foge um pouco ao tema do festival, provou ser uma adição favorável ao cartaz, mesmo que um pouco em cima da hora. Num ano em que as submissões asiáticas mostraram ser um pouco agressivas para o público geral, Atsushi Kokatsu veio contrabalançar os restantes filmes do seu país.

O filme é sobre uma família que se reúne após ter sido separada dos seus entes queridos devido a acontecimentos trágicos. Embora só renasçam após já terem vidas feitas, isso não os impede de ainda se tratarem como família e conviverem como o faziam nas suas vidas anteriores.

Ao longo dos primeiros momentos do filme vamos-nos acostumando às personagens que sub-conscientemente são atraídas para a sua casa da sua vida anterior com uma ajuda da primeira familiar, a 'Mãe', que renasceu no corpo de uma rapariga entre os seus 10-12 anos. Esta atraí a atenção de um rapaz adolescente a quem ela trata por 'Pai', enquanto isto, o 'Irmão mais velho', um vendedor e planeador arquitectural, de 35-40 anos, desenvolve uma relação, para ele estranha, com a 'Irmã', uma senhora, de 60-65 anos, duma casa em Fukushima a quem tenta vender os seus serviços. Rapidamente todos seguem o rasto da 'Mãe' e relembram-se  do passado numa reunião um tanto comovente.

Para as pessoas que julgam que da Ásia só saem coisas absurdas ou estranhas este é o filme a ver. Não é uma obra-prima, nem é uma coisa que será considerada espectacular mas é uma história 'bonita' e até mesmo apelativa e a forma como é demonstrada dá mesmo para sentirmos uma ligação com as personagens. Claro, algumas das actuações ainda deixam a desejar mas nada de muito mau, e numa análise mais geral poderá dizer-se que este filme é como uma bufada de ar fresco, cheio de esperança e compaixão.

Obviamente vou aconselhar a ver, não se perde nada ao fazê-lo e de certeza que os fãs deste género mais dramático, com uma pitada de tragédia, vão gostar. É de notar também que todos os lucros deste filme estão destinados ao Tohoku Earthquake Relief Fund, isto porque o filme só foi feito graças ao encorajamento do povo de Fukushima que, mesmo ainda a sofrer devido ao terramoto em Tohoku em Março de 2011, exigiu que o filme fosse feito.


Título Original: Totcheeta Chikicheeta (Japão, 2012)
Realizador: Atsushi Kokatsu
Produção: Tatsuko Kogachi
Intérpretes: Kosuke Toyohara, Jurina,
Shôno Hayama, Chieko Matsubara
Género: Drama
Duração: 94 minutos






Sem comentários :

Enviar um comentário