domingo, 11 de março de 2012

Juan de los Muertos (2011)

«Juan de los Muertos, matamos a sus seres queridos, en qué puedo servirle?»

Quando abri o catálogo do Fantas e li a sinopse de Juan de los Muertos, o primeiro filme de zombies cubano, senti quase de imediato um desejo enorme em o ver. Não por ter expectativas elevadas quando à sua qualidade ou potencial como filme de terror puro e duro, mas porque me senti imensamente atraído por um comentário feito pelo New York Times em relação ao filme, qualquer coisa como «vacas sagradas do socialismo sofrem ataque zombie». «Isto deve ser bom», pensei, «isto deve ser mesmo bom». E não estava enganado: Juan de los Muertos depressa se mostrou o filme mais divertido desta edição do Fantas, e um dos melhores a ser exibido no Grande Auditório do Rivoli.

Juan e Lazaro são dois amigos cubanos que vivem dedicando-se uma imensidão de tarefas e biscates, alguns deles legais, outros nem por isso. Lazaro sonha em abandonar a ilha com o seu filho, em busca de um futuro melhor; Juan, que já esteve fora de Cuba, acredita que na ilha tem tudo o que necessita para sobreviver. A pacata vida de ambos irá ser perturbada quando alguns habitantes da ilha começarem a apresentar um comportamento estranho e a atacar outras pessoas. O governo chama-lhes "dissidentes", porventura um dos nomes mais originais alguma vez dado a zombies famintos de carne humana. Agora, Juan e Lazaro terão de lutar para proteger as suas famílias e a sua comunidade, enquanto tentam lucrar com a tragédia alheia. E assim nasce a frase emblemática do filme (a que abre esta crítica) e um conjunto de peripécias capazes de fazer os espectadores chorar de tanto rir.

Quem for ver Juan de los Muertos na expectativa de ver um filme de zombies clássico, ao estilo de Romero, provavelmente sairá do cinema desiludido; mas, verdade seja dita, nunca foi intenção do filme assumir-se como um produto de terror hardcore, preferindo utilizar os seus zombies como artifício cómico e mote para as críticas sociais que se lhes seguem. Juan de los Muertos é, antes demais, uma comédia, satirizando um regime e a vida levada pelas gentes cubanas. Quem o for ver esperando isso certamente não sairá desiludido. O seu humor varia entre a crítica ao governo (de forma tão aberta que provocou uma onda de demissões no Instituto de Cinema Cubano, que o autorizou) e o humor sexual, passando por breves momentos de comédia física (algumas cenas de chacina de zombies são de morrer a rir).

O pior do filme será, porventura, o gostinho a Shaun of the Dead deixado por algumas das suas partes. Um gosto que não chega a ser amargo, mas que, mesmo assim, chega para irritar e desanimar quem esperava um produto completamente original. O melhor é a interpretação de Alexis Díaz de Villegas, que, neste filme, tem, discutivelmente, uma das melhores personagens em filmes do género, chegando e sobrando para levar o amigo cinéfilo à sala de cinema mais próxima a exibir o filme.

O cinema de terror já não é o que era, com cada vez menos filmes a serem capazes de nos fazer tremer de medo como dantes. Juan de los Muertos também não vem preencher esse vazio, mas compensa noutros aspectos, sendo mais do que merecedor de uma visualização atenta.


Título Original: Juan de los Muertos (Cuba/Espanha, 2011)
Realizador: Alejandro Brugués
Argumento: Alejandro Brugués
Intérpretes: Alexis Díaz de Villegas, Jorge Molina, Andrea Duro, Andros Perugorría, Jazz Vilá, Eliecer Ramírez
Fotografia: Carles Gusi
Género: Comédia, Terror
Duração: 100 minutos




Sem comentários :

Enviar um comentário