domingo, 22 de abril de 2012

American Pie (1999)

A grande comédia do virar do século que revolucionou a comédia juvenil. American Pie, de Paul Weitz, marcou a geração dos anos 90 ao ser um filme hilariante, sólido e muito apelativo ao público jovem adulto, que lida com acontecimentos realistas e bastante comuns na vida desse mesmo público, sendo algo com que se identifiquem.

Quatro estudantes do secundário, frustrados com as suas vidas sexuais inexistentes, decidem fazer um pacto onde prometem perder a virgindade antes do ano acabar. Tudo pode acontecer a partir desse momento, e com o baile de finalistas a aproximar-se, a ultima hipótese do grupo concluir o pacto, lidar com tudo incluindo as suas vidas sociais e escolares não será fácil.

Uma comédia muito bem feita que se apoia bastante nas situações ridículas e embaraçosas. Todo o elenco é sólido e consistente, com actores convincentes com quem o público, nomeadamente os adolescentes, se identifica facilmente. O enredo também é bastante sólido, nada de extravagante mas sim simples e fácil de se seguir, é quase impossível uma pessoa passar 5 minutos de filme sem se rir às gargalhadas muitas das situações e dos infortúnios das personagens. Em termos técnicos como realização é bom, não tem falhas visíveis mas também não é nada de extraordinário, para o tipo de filme acho mesmo que nem era necessário, é também um filme que transpira todo o sentimento e emoção de algo que é, obviamente, dirigido para o público juvenil e mesmo sendo tipicamente imaturo maioritariamente, ainda transmite todas aquelas mensagens finais que apelam à moralidade e bom senso do público.

Esta, sim, é a comédia a ver, sem dúvida alguma, principalmente quando maior parte das comédias existentes têm sempre um elemento critico que falha e deita tudo a perder, como má realização ou maus actores, mas este não desilude. Tem tudo que possa apelar a uma pessoa e muito dificilmente haverá alguém que não goste, só se tiver nascido, literalmente, sem qualquer sentido de humor. 



Título Original: American Pie (EUA, 1999)
Realizador: Paul Weitz
Argumento: Adam Herz
Intérpretes: Jason Biggs; Chris Klein; Thomas Ian Nicholas; Alyson Hannigan; Tara Reid; Seann William Scott
Música: David Lawrence
Fotografia: Richard Crudo
Género: Comédia
Duração: 95 minutos



Sem comentários :

Enviar um comentário