segunda-feira, 2 de abril de 2012

The Hunger Games (2012)

Tive o desejo incontrolável de ir ver o filme desde que estreou, não por ser fã dos livros (nem os conhecia antes) mas porque achei que se seria uma história até bastante interessante, mas acabou por não ser tão satisfatório quanto pensava. The Hunger Games, de Gary Ross, é fundamentalmente mais uma adaptação de um romance que não me pareceu atingir o seu potencial máximo.

Numa sociedade pós-apocalíptica, a nação é dividida em doze distritos e o Capitólio. Os líderes da nação sorteiam dois tributos de cada distrito, uma rapaz e uma rapariga, para participarem num jogo de sobrevivência onde apenas um tributo sai vitorioso. Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) e Peeta Mellark (Josh Hutcherson) são os tributos do Distrito 12 do 74º Hunger Games, e estão prestes a enfrentar um teste que vai por à prova a vontade de viver de cada um.

Não cheguei a ler os livros, por isso fui ver o filme de mente aberta mas também com boas expectativas e acabei por, no final, suspirar um 'meh'. Acabou por não ser tão divertido quanto achava que seria, é simplesmente um filme razoável mas com várias falhas, tanto técnicas como a nível de história e situações, as quais espero não terem sido recriadas tal e qual como no livro, senão nem o livro tenciono ler. As actuações são boas, não me posso queixar, no entanto o trabalho de câmera é estranho, muito mexido em partes que deveria ser estagnante e por vezes para um pouco excessivo. Toda a história é contada com bastantes lapsos ao longo do filme, o que afecta todo o desenvolvimento das personagens, que causam pouco impacto no público por essa mesma razão, e existem mudanças de carácter de personagens que acabam por ser um pouco confusas e pouco explicadas.

Em geral, apenas mais uma adaptação que visa o sucesso nas bilheteiras ao atrair os jovens adolescentes, tal como a saga Twilight, tanto os livros como os filmes, que mesmo com uma história chata e redundante continua a ser um sucesso misterioso, The Hunger Games, infelizmente, irá seguir pelo mesmo caminho, acabando por denegrir todo o seu potencial, o que é algo indesculpável. Os fãs dos livros poderão gostar do filme, enquanto que os restantes que não esteja tão familiarizados será apenas mediano.


Título Original: The Hunger Games (EUA, 2012)
Realizador: Gary Ross
Argumento: Gary Ross; Suzanne Collins; Billy Ray
Intérpretes: Jennifer Lawrence, Willow Shields; Josh Hutcherson; Woody Harrelson
Música: T-Bone Burnett; James Newton Howard
Fotografia: Tom Stern
Género: Acção; Ficção-Científica; Drama
Duração: 142 minutos



Sem comentários :

Enviar um comentário