sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Safety Not Guaranteed (2012)

«This is the moment you live for.»

SAFETY NOT GUARANTEED, uma pérola do cinema independente, vem mais uma vez provar que um orçamento de milhões não compra a qualidade e o encanto de um filme. Com um argumento fantástico, personagens fabulosas e um desenvolvimento tão surpreendente que no fim nos deixa com um sorriso na cara.

Quando publicam anonimamente ,num jornal, um anuncio dizendo que procuram um companheiro para viajar no tempo, um escritor de uma revista, Jeff (Jake Johnson), e dois estagiários  Darius (Aubrey Plaza) e Arnau (Karan Soni), dessa mesma revista, partem numa viagem para descobrir o autor do anuncio e escrever um artigo sobre o mesmo. Eventualmente encontram Kenneth, o viajante do tempo, que acaba por aceitar Darius como sua aprendiz, isto enquanto Jeff se reencontra com uma ex-namorada e mostra a Arnau como se divertir. À medida que Darius e Kenneth se preparam para a tal viajem no tempo mais complicada se torna a sua relação e mais dificilmente se sabe se o que Kenneth diz é verdade ou se ele não passa de um maluco.

O filme consegue manter-nos constantemente na dúvida de forma consistente, deixando o público sempre com alguma questão em mente e embora acabe por não responder a todas, surpreende-nos ao virar de cada esquina. As personagens não poderiam ser mais adequadas e a forma como complementam o enredo e todo tema envolvido é genial, no final de contas isto não se trata apenas de viagens no tempo, mas sim de erros, fracassos e amores não correspondidos. Aubrey Plaza é quem mais brilha, desempenhando o papel de uma rapariga estranha, irónica e impassível que acaba por ceder emocionalmente ao único homem que é igualmente, se não mais, estranho. Rapidamente nos afeiçoamos às personagens e à história, o que torna mais fácil esquecer algumas falhas no enredo, que também acabam por ajudar para que tudo fique mais aberto a interpretação pessoal. A relação desenvolvida entre Darius e Kenneth é também contraposta pela solidão e amargura de Jeff, o que acentua muito mais toda a emoção que o filme transmite. Todas estas personagens sofrem um desenvolvimento intra e inter pessoal enorme e bastante significativo e é tudo desempenhado tão engenhosamente que é simplesmente brilhante.  

Chegando o final do filme apenas se deseja mais. Se Kenneth realmente viaja no tempo é questão deixada mesmo para o último minuto e para quem está a ver o filme pela primeira vez é o minuto mais longo de todos, mas vale a pena. Tudo culmina num final que para uns poderá ser considerado um escape fácil de todas as questões colocadas, mas para outros será um final apropriado para um filme extraordinário. 


Título Original: Safety Not Guaranteed (EUA, 2012)
Realizador: Colin Trevorrow
Argumento: Derek Connolly
Interpretes: Aubrey Plaza; Jake Johnson; Karan Soni; Mark Duplass; Mary Lynn Rajskub
Música: Ryan Miller
Fotografia: Benjamin Kasulke
Género: Comédia, Romance, Ficção-Científica
Duração: 86 minutos



Sem comentários :

Enviar um comentário