domingo, 13 de janeiro de 2013

John Dies at the End (2012)

Em tempos, já tive a oportunidade de visualizar alguns filmes bastante tresloucados e ficar um pouco abismado com o que acabo de ver. No entanto, depois de JOHN DIES AT THE END, a minha cabeça já tinha dado tantas voltas que nem encontrava palavras para o descrever, até que uma só - e só uma - me vem à cabeça, incrível. Esta adaptação do livro de David Wong, será, até à data, o filme mais insanamente fantástico que já tive o prazer de presenciar. Algo como isto raramente aparece, com tudo o que é necessário para se tornar num filme de culto e uma delicia para o público.

Existe uma nova droga a circular nas ruas, ninguém sabe de onde vem nem do que é feita, e chamam-lhe Soy Sauce. Numa sequência de acontecimentos bizarros incompreensíveis, David Wong (Chase Williamson) e John (Rob Mayes) são levados para um mundo de infinitas possibilidades, no qual já nada parece real e a barreira entre a sanidade e a completa loucura quase nem existe. Para David e John lidar com a situação aparentemente descontrolada, proporcionada pelo soy sauce, será o desafio da vida deles.


Difícil será conseguir agora  dar a entender a amplitude da confusão maravilhosa que existe neste filme. Desde o inicio que ficamos agarrados a ele, quase como se fosse uma droga, e até ao fim é uma montanha russa de hora e meia. Acima de tudo, é extremamente divertido de ver - à imenso tempo que não me divertia tanto a ver um filme - e facilmente, e de bom grado, se vê mais do que uma vez. A representação dos efeitos do soy sauce, as actuações por parte do elenco surpreendente e todo o ambiente e emoção transmitidos pelo filme deixaram me perplexo e com a sensação que estava sobre o efeito de alguma substância alucinogéna. Um ritmo acelerado, um argumento hilariante, actores competentes e uma imaginação saída da mente de um louco, os ingrediente perfeitos para uma das experiências mais dementes e divertidas alguma vez apresentada em filme.

John Dies at the End fica a perder na sua aparente produção de baixo orçamento, com efeitos especiais que, embora contribuam para a sua singularidade, abatem um pouco as sensações que tenta transmitir. Tirando uma falha técnica aqui e ali, nada consegue tirar ao filme aquilo que mais atrai, a sua genialidade. Para mim uma das maiores surpresas foi o realizador, Don Coscarelli, quem diria que o realizador de Phantasm, e os seus seguimentos, voltaria a ser responsável por algo tão competente após quase 40 anos.

Em última análise, apenas gostaria de recomendar vivamente este filme. Infelizmente não tem estreia marcada para Portugal e pouca será a sua distribuição em salas mundiais, se conseguirem por as mãos num DVD não hesitem em levá-lo para casa.


Título Original: John Dies at the End (EUA, 2012)
Realizador: Don Coscarelli
Argumento: Don Coscarelli (baseado no livro de David Wong)
Intérpretes: Chase Williamson; Rob Mayes; Paul Giamatti; Clancy Brown; Glynn Turman; Doug Jones; Fabianne Therese; Jimmy Wong; Jonny Weston
Música: Brian Tyler
Fotografia: Mike Gioulakis
Género: Comédia, Fantasia, Terror
Duração: 99 minutos


Sem comentários :

Enviar um comentário