sábado, 5 de janeiro de 2013

Alex Cross (2012)

Das poucas regras que tentamos sempre seguir neste espaço no que toca às críticas publicadas uma delas - e, porventura, a mais importante - é a de respeitar o trabalho de quem faz filmes, independentemente da qualidade dos seus esforços. E se é verdade que, por vezes, ao entusiasmarmo-nos, podemos ultrapassar esses limites auto-impostos, também o será que tentamos nunca julgar um filme para lá do necessário. Começar uma resenha com tal aviso atenuador - quase-folhetinesco daquilo que achamos ter de mais próximo de uma linha editorial stricto sensu - pode parecer suspeito, mas adequa-se a qualquer filme de Tyler Perry, especialmente se realizado por Rob Cohen. Para quem não se encontra familiarizado com as duas figuras em  questão bastará escrever que o primeiro é o criador e corpo de Madea, velha afro-americana atrevida e com alguns quilos a mais, e o segundo responsável por duas das franquias mais pobres da última década - Fast and the Furious e xXx -, ambas ainda sem fim à vista. Da união entre os dois, um actor-tornado-realizador e um produtor-tornado-realizador - especialmente grave se tivermos em conta que nenhum dos dois revela particular talento para qualquer dos papéis que ocasionalmente desempenha -, nasceu ALEX CROSS, nova adaptação cinematográfica dos policiais de James Patterson.

A personagem epónima - já interpretada por Morgan Freeman em Kiss the Girls e Along Came a Spider - é um psicólogo e detective, investigador cerebral de homicídios difíceis de resolver. No seu caminho cruzam-se assassinos-em-série, psicopatas, enfim, gente perturbada. Mas se nos filmes anteriores os principais problemas manifestavam-se, sobretudo, ao nível do enredo demasiado convoluto e pejado de buracos, em Alex Cross a questão reduz-se à mais completa das previsibilidades. É possível antecipar, sem ter de pensar muito, tudo o que acontece no filme, da acção aos diálogos. E mais não escrevo, porque mais não há sobre o que escrever. Facilmente um dos piores de 2012.


Título Original: Alex Cross (EUA, 2012)
Realizador: Rob Cohen
Argumento: Marc Moss, Kerry Williamson (baseado no livro de James Patterson)
Intérpretes: Tyler Perry, Edward Burns, Matthew Fox, Jean Reno, Carmen Ejogo, Cicely Tyson, Rachel Nichols, John C. McGinley
Música: John Debney
Fotografia: Ricardo Della Rosa
Género: Acção, Crime, Mistério, Thriller
Duração: 101 minutos


Sem comentários :

Enviar um comentário