terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Shame (2011)

Um dos melhores filmes do Fantasporto 2012 e foi exibido na sessão de abertura do festival. Realizado por Steve McQueen, “Shame” é um drama sobre o dia-a-dia de um homem viciado em sexo, protagonizado por Michael Fassbender, que teve participações em “Inglorious Basterds” e “300”, e a britânica Carey Mulligan, nomeada para Óscar de Melhor Actriz pelo seu desempenho em “An Education”. Com um elenco e realização de qualidade, este filme garante ser um sucesso entre os amantes do género.

Devido à sua condição psicológica, Brandon (Michael Fassbender), executivo numa empresa, é quase forçado em situações que lhe garantam satisfação sexual, seja através de prostitutas ou de pornografia. Durante o filme vemos como tenta controlar o seu vício e conviver com ele enquanto tenta viver uma vida normal, coisa que não corre a seu favor quando recebe uma visita inesperada da sua irmã, Sissy (Carey Mulligan). Brandon chega a desenvolver afecto verdadeiro por uma das secretárias da empresa onde trabalha e tenta construir algo como uma relação amorosa com ela, mas o seu vício, que se limita a sexo sem compromissos, faz com que tal não seja possível e com todo o stress psicológico causado por situações envolvendo a sua irmã, patrão e a secretária levam a que Brandon sofra de uma espécie de colapso e ceda completamente aos seus desejos sexuais, que ele procura satisfazer a qualquer custo, até mesmo com outros homens.

Ao longo do filme chegamos até a sentir empatia pela personagem de Michael Fassbender, cuja vida se vê completamente controlada pelo seu vício. As excelentes actuações do elenco garantem que um enredo sólido de fácil entendimento para a audiência, e segue um rumo fluido e nada entediante. A realização por Steve McQueen mostra ser um pilar importante na integridade da história, que impede que esta siga um destino um pouco mais confuso do que o necessário. É um filme que, obviamente, recomendo a qualquer um, isto porque é interessante e não como muitos outros dramas que nos colam à cadeira pelos motivos errados. 

Vencedor da Volpi Cup e do prémio FIPRESCI em Veneza é claramente merecedor de mérito e sucesso tendo sido aceite positivamente pelo público e aplaudido com grande convicção após a sua exibição no Fantasporto. Definitivamente um começo fantástico para o Fantasporto 2012!


Título original: Shame
Realizador: Steve McQueen
Argumento: Abi Morgan, Steve McQueen
Intérpretes: Michael Fassbender, Carey Mulligan
Música: Harry Escott
Fotografia: Sean Bobbitt
Género: Drama
Duração: 101 minutos




Sem comentários :

Enviar um comentário