sexta-feira, 25 de março de 2011

Scott Pilgrim vs. the World (2010)

Se me dissessem há meses que Scott Pilgrim vs. the World [SPvtW] seria um dos meus filmes favoritos de 2010, eu, certamente, não acreditaria. Aliás, ainda passei algumas (boas) semanas sem o ver, com um certo receio que este estragasse a boa ideia que tinha, e, cada vez mais, tenho, da qualidade de Edgar Wright (Hot Fuzz; Shaun of the Dead) como realizador. Afinal, era eu que estava enganado: Scott Pilgrim vs. the World entrou, sem muito esforço, para a minha lista de must-sees da última década.

Scott Pilgrim (Michael Cera) é um jovem canadiano, baixista numa banda de rock, os Sex Bob-omb, que começou, recentemente, a namorar com Knives (Ellen Wong), uma colegial de 17 anos. Mas eis que conhece Ramona Flowers (Mary Elizabeth Winstead), e começam os problemas para o pobre Scott: sem saber como acabar a sua relação com Knives, Scott tem ainda de enfrentar os 7 ex-namorados maléficos de Ramona, na esperança de ganhar o seu coração. Tudo isto entre ensaios e batalhas de bandas - é obra!

Os 7 malvados que Scott tem de enfrentar para ganhar o coração de Ramona.

Tudo se complica ainda mais quando Envy Adams (Brie Larson), a rapariga que deixou Scott rumo a Nova Iorque e ao Mundo da música, e a agora vocalista dos mundialmente famosos The Clash At Demonhead, volta à cidade, fazendo Scott relembrar um passado que preferia já ter esquecido. Com nomes como Chris Evans e Brandon Routh nos papéis de vilões, a aventura de Scott culmina numa batalha contra o agente de bandas Gideon Graves (Jason Schwartzman), o mais malvado de todos os 7 ex-namorados de Ramona, e o homem que não lhe sai, literalmente, da cabeça. De destacar, ainda, a participação no filme de Kieran Culkin como Wallace, o amigo metediço de Scott que divide com ele o apartamento.

Ramona (Mary Elizabeth Winstead), a rapariga com que todos nós sonhamos.

SPvtW é um bom filme, valendo, sobretudo, pela sua magnífica banda sonora e pela sua fotografia 'plastificada' com um certo toque de videojogo. Aliás, SPvtW faz mesmo lembrar um daqueles velhinhos jogos arcade, onde tínhamos de derrotar boss atrás de boss para irmos avançando na história. Scott Pilgrim é o teenager que todos temos dentro de nós, e é por isso que nos identificamos tanto com o personagem - a meio do filme damos mesmo por nós a torcer para que ele consiga ficar com Ramona. E não há volta a dar: Michael Cera é mesmo Scott Pilgrim, sem tirar, nem pôr.

Scott Pilgrim vs. the World é um filme que agrada tanto a teenagers fãs da novela gráfica homónima, como a adultos que assistiram ao boom dos jogos arcade. Mais do que isso talvez já seja pedir de mais. Não obstante, é um filme que vale a pena ver, nem que seja pelo seu tom alegre, mesmo nos momentos mais melancólicos e tristes.

«We are Sex Bob-Omb! And we're here to watch Scott Pilgrim kick your teeth in! One-two-three-four!»



Título Original: Scott Pilgrim vs. the World
Realização: Edgar Wright
Argumento: Michael Bacall, Edgar Wright & Bryan Lee O'Malley (novela gráfica)
Intérpretes: Michael Cera, Mary Elizabeth Winstead, Kieran Culkin, Ellen Wong, Jason Schwartzman
Música: Nigel Godrich
Fotografia: Bill Pope
Género: Acção, Comédia, Fantasia, Romance
Duração: 112 minutos

IMDb: 7.8/10
metacritic: 69/100
Rotten Tomatoes: 81% (7.5/10 average rating)


Sem comentários :

Enviar um comentário