sábado, 26 de março de 2011

Season of the Witch (2011)

Após o sofrível Gone in Sixty Seconds (2000), o realizador Dominic Sena volta a colaborar com Nicolas Cage no igualmente sofrível Season of the Witch (2011), um filme em parte histórico, em parte fantástico, passado na era das Cruzadas.

Behmen (Cage) e Felson (Ron Perlman - Hellboy, La cité des enfants perdus, Der Name der Rose) são dois cruzados que, após assistirem ao massacre de inocentes numa cidade árabe, desertam do Exército Cristão e iniciam uma viagem pelo Mundo rumo a casa. Infelizmente os tempos são os da Peste Negra, e as populações que ainda sobrevivem trancam-se nas cidades, olham com desconfiança os forasteiros e queimam as bruxas.

Behmen & Felson chegam a uma pequena cidade no meio do nada, onde são reconhecidos como cruzados desertores, e levados à presença do Cardeal D'Ambroise (Christopher Lee). O Cardeal, infectado pela Peste, pede-lhes que façam um último favor à Igreja: transportar uma miúda tida como bruxa para um mosteiro distante, para que lá possa ser julgada segundo a Chave de Salomão, um livro antigo, fonte de sabedoria e compêndio de todos os rituais conhecidos do Homem. Os cruzados juntam-se, então, a Eckhardt, um cavaleiro de luto pela sua família, Debelzaq, um padre, o escudeiro Kay e o vigarista Hagamar (Stephen Graham - Snatch., Gangs of New York). A miúda, Anna, é interpretada por Claire Foy.

All in all, Season of the Witch é um mau filme, demasiado previsível para o seu próprio bem. Os actores nada acrescentam ao argumento, nem o argumento, muito menos, faz sobressair o que há de bom no elenco. A realização de Sena também pouco ou nada acrescenta ao filme, variando entra a monotonia e a completa inexistência de qualidade. Pontos altos em Season of the Witch? Não os há, nem mesmo os efeitos especiais, com os demónios a parecerem feitos de plasticina e pauzinhos de gelado. No máximo dos máximos, podemos encontrar, com uma certa dose de esforço, um ponto razoável em Season of the Witch: Ron Perlman, que, mesmo não vendo as suas capacidades como actor serem aproveitadas ao máximo, consegue, por momentos, fazer o espectador esquecer o horror que está diante dos seus olhos. Normalmente, não descarto completamente a visualização de nenhum filme, mas abro uma excepção para Season of the Witch: para 95 minutos de tortura já nos chegam alguns jogos de futebol da Liga Portuguesa. Season of the Witch perdeu-se entre o que, de facto, é e o que aspirava a ser - acabando, no fundo, por não ser nem uma coisa, nem outra, para mal dos pecados de quem o vê.


Título Original: Season of the Witch
Realização: Dominic Sena
Argumento: Bragi F. Schut
Intérpretes: Nicolas Cage, Ron Perlman, Stephen Campbell Moore, Claire Foy, Robert Sheehan, Ulrich Thomsen, Stephen Graham, Christopher Lee
Música: Atli Örvarsson
Fotografia: Amir M. Mokri
Género: Acção, Fantasia, Histórico
Duração: 95 minutos

IMDb: 5.4/10
metacritic: 28/100
Rotten Tomatoes: 5% (3.4/10 average rating)


Sem comentários :

Enviar um comentário