domingo, 26 de agosto de 2012

The Mechanic (2011)

THE MECHANIC - um assassino (Jason Statham) a soldo de uma corporação é contratado para matar o seu chefe e mentor (Donald Sutherland). Tudo se complica quando o filho do último aparece e, querendo vingar a morte do seu pai, pede à personagem de Statham que o treine na sua arte. Estão lançados os dados. The Mechanic pertence a uma vasta casta de filmes dedicados a assassinos profissionais, não primando nem pela originalidade, nem pela qualidade.

O que não significa que The Mechanic seja um filme terrível. Não é óptimo (ou sequer bom), mas também não é tão mau quanto o possam pintar. Jason Statham, o quarentão, continua a ser um belo exemplo de carisma e presença, mesmo que a sua representação não consiga acompanhar os seus talentos mais físicos, e torna interessantes as sequências de acção que protagoniza. Não vale a pena racionalizar a sua personagem. Ben Foster, mais novo, passa bem por jovem descontrolado, sedento de vingança e nos limites da psicopatia. Tem talento, é inegável, mas acusa um pouco o toque de ter a seu lado o herdeiro de gente como Arnie ou Sly. Donald Sutherland é claramente mal aproveitado, aparecendo apenas durante 5 minutos. O resto é quase indiferente, nem bom, nem mau, arrastando-se pela película a bem da estória e tentando não interferir demasiado no feudo quase silencioso entre os dois protagonistas. A realização é mediana, bem na linha do que Simon West já nos habituou da sua parte. No pólo positivo, a direcção de fotografia de Eric Schmidt e a selecção musical.

Para um filme feito de altos e baixos, picos de adrenalina e ressacas mal curadas, não se vê mal. Mas fica longe dos primeiros trabalhos de Statham, colaborações com Guy Ritchie, quando o actor ainda se mostrava capaz de misturar algum humor negro com a acção. Os anos passaram e o humor, cada vez em menor quantidade, foi sendo substituído por sequências de pancadaria, verdadeiros monumentos à testosterona, e enredos rebuscados. E com a perspectiva da situação ainda se vir a agravar. É que para este ano West e Statham reservaram-nos The Expendables 2, sequela megalómana de um all-star do cinema de acção. Resta esperar e ir cruzando os dedos.


Título Original: The Mechanic (EUA, 2011)
Realizador: Simon West
Argumento: Richard Wenk, Lewis John Carlino
Intérpretes: Jason Statham, Ben Foster, Donald Sutherland, Tony Goldwyn, Mini Anden, Jeff Chase
Música: Mark Isham
Fotografia: Eric Schmidt
Género: Acção, Crime, Thriller
Duração: 93 minutos



Sem comentários :

Enviar um comentário