quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Horrible Bosses (2011)

A sinopse de HORRIBLE BOSSES, traduzida quase à letra, dita que três amigos conspiram para matar os seus chefes quando se apercebem que estes se encontram no caminho da sua felicidade. Quase ironicamente, ou não fosse o filme uma comédia de Verão, os três amigos, inaptos e incapazes de assassinar quem quer que seja, acabam por complicar ainda mais a sua vida. Uma espécie de Strangers on a Train sem a frieza e o calculismo, fruto de três almas pacíficas atormentadas pelos seus demónimos (muito) pessoais. O que trabalha no escritório tem como chefe um executivo sem escrúpulos, presidente da empresa e psicopata nos tempos livres. É o que sofre mais, entre horários apertados e noitadas no trabalho inspiradas pelo sadismo do patrão. O que trabalha num armazém, gerente do estaminé, adora o seu chefe; quem não suporta é o filho do dono da empresa, cocainómano e imbecil. Azar o dele quando o mais velho morre e  é o filho a tomar conta da casa. O terceiro, a trabalhar num consultório de dentistas como assistente, é assediado pela sua chefe, maneater inveterada e inconveniente nos seus avanços. É gozado pelos amigos, mas só ele sabe o quanto sofre no seu emprego - nota-se já aqui uma modesta crítica à sociedade e à noção de que o assédio sexual é um comportamento apenas masculino.

Comédia bem dentro da média, Horrible Bosses faz-se de piadas e gags curiosos, embora repetidos. Não tão vazio quanto pode parecer, tenta esboçar tímidas reflexões sobre a actualidade e o mundo do trabalho. Os três protagonistas, caras facilmente conhecidas de outras comédias, adequam-se e equilibram-se bem durante o filme. De louvar as escolhas para os "chefes intragáveis", com Kevin Spacey, Jennifer Aniston e Colin Farrell a surgirem irreconhecíveis cada qual no seu papel. A produção quebra no final, criando problemas na estória difíceis de resolver e metendo-se por caminhos dos quais nem sempre encontra saída. Seth Gordon não apresenta a melhor solução, mas consegue acabar o filme de forma razoavelmente satisatória. Fica a ideia que era possível fazer melhor.


Título Original: Horrible Bosses (EUA, 2011)
Realizador: Seth Gordon
Argumento: Michael Markowitz, John Francis Daley, Jonathan M. Goldstein
Intérpretes: Jason Bateman, Jason Sudeikis, Charlie Day, Kevin Spacey, Colin Farrell, Jennifer Aniston, Donald Sutherland, Jamie Foxx, P.J. Byrne, Julie Bowen
Música: Christopher Lennertz
Fotografia: David Hennings
Género: Comédia, Crime
Duração: 98 minutos


Sem comentários :

Enviar um comentário