segunda-feira, 24 de setembro de 2012

The Tall Man (2012)

Ao contrário do que se possa pensar inicialmente, The Tall Man não é um filme de terror, mas sim uma espécie de crítica social cujas verdadeira intenções são reveladas de forma gradual e inesperada ao espectador. Pascal Laugier criou um enredo inteligente que tenta impingir choque e fazer o público pensar, o que devido a diversas inconsistências acaba por não acontecer ou simplesmente não é convincente o suficiente.

Na cidade de Cold Rock as crianças andam a desaparecer misteriosamente, a população acredita que é obra do 'Tall Man', uma personagem que se crê ser uma lenda mas que alguns já viram a vaguear pelos bosques da cidade. Nesta cidade devastada pela extrema pobresa, Julie (Jessica Biel) é a enfermeira local e acaba por se envolver nos segredos que obscuram a cidade quando o seu filho é levado. Quando se pensa que o segredo está para ser revelado, tudo aquilo em que se acreditava dá uma volta completa e deixa o espectador a ponderar os seus próprios valores morais.

The Tall Man tem o erro mais comum que se pode encontrar em filmes do género, tenta ser mais do que aquilo que realmente é e torna-se um pouco exagerado e nada convincente. Com situações rebuscadas que chegam a encaixar com o que o filme tem de bom. Óptimas actuações, Jessica Biel faz um excelente trabalho, em parte também porque desempenha dois papeis diferentes, e Jodelle Ferland mostrou mais uma vez uma grande potencialidade e faz justiça ao seu currículo bastante preenchido. Há que dar louvor à fotografia e em termos gerais é um filme bem concebido, mas voltamos ao problema de tentar passar por cima de si mesmo. Não é possível falar muito do problema em si sem arriscar revelar tudo o que torna o filme interessante, apenas que é um crítica à sociedade e que o caminho que tenta seguir e como o segue não é, em certas partes, plausível e quase fantasioso, num filme que é suposto ser encarado com seriedade.

Não é um filme que agradará a todos, não é fácil de gostar e pode tornar-se um pouco confuso, principalmente quando todo o tema é alterado bruscamente. Mas é um bom filme e recomendo a ver quem esteja disposto a vê-lo de mente aberta, poderá até surpreender.


Título Original: The Tall Man (EUA/Canadá/França, 2012)
Realizador: Pascal Laugier
Argumento: Pascal Laugier
Intérpretes: Jessica Biel; Jodelle Ferland; Stephen McHattie; William B. Davis; Samantha Ferris
Música: Todd Bryanton
Fotografia: Kamal Derkaoui
Género: Drama, Mistério, Thriller
Duração: 106 minutos



Sem comentários :

Enviar um comentário