sábado, 4 de maio de 2013

Evil Dead (2013)

Fede Alvarez não descobriu a pólvora com o seu EVIL DEAD. Nada do que ensaia é novo: a cabana abandonada no bosque, o grupo de amigos com falta de juízo, o livro maligno, os mortos-vivos demoníacos e até o gore desmedido já existiam nos originais de Sam Raimi. É, contudo, na desconstrução desses elementos, despidos até ao esqueleto - as convenções -, que o seu trabalho se destaca.


Da sua reinterpretação das bases do Terror da década de 80 é possível concluir imediatamente duas coisas fundamentais acerca do seu trabalho. A primeira é que o uruguaio é um claro fã dos originais da década de 80. Essa admiração, mais ou menos óbvia, manifesta-se através da detalhada recriação de cenas icónicas da franquia - a violação pelas árvores, por exemplo - e dos movimentos característicos da câmara de Raimi, nomeadamente dos travellings pelo bosque na primeira pessoa. Se é verdade que ao entregar-se a esse exercício de reconstrução Alvarez quase se nega por completo a um estilo próprio, também o será que a aposta em fórmulas comprovadas - mas devidamente desenvolvidas - lhe permite aguentar o filme sem arriscar demasiado a aprovação da audiência.

A outra é que Alvarez compreende como poucos outros realizadores da sua geração o sentido de "escalação". O clímax é cuidadosamente construído, cena após cena, até se chegar a uma última set-piece - uma chuva de sangue literal - que coloca um ponto final na acção. É raro encontrar um cineasta no Terror actual que, em vez de atropelar os sustos com a própria pressa de assustar, percebe de forma tão completa o poder climático do género.

No meio de tanto fluído corporal e membros decepados - há um cheiro nauseabundo que parece querer descolar do ecrã através da fotografia de Aaron Morton - encontra-se no novo Evil Dead mais do que o suficiente para agradar tanto a velhos como a novos entusiastas da saga. Discutivelmente, um dos melhores filmes de Terror a sair de um estúdio norte-americano nos últimos dez anos.


Título Original: Evil Dead (EUA, 2013)
Realizador: Fede Alvarez
Argumento: Fede Alvarez, Rodo Sayagues (baseado nos filmes de Sam Raimi)
Intérpretes: Jane Levy, Shiloh Fernandez, Lou Taylor Pucci, Jessica Lucas, Elizabeth Blackmore, Randal Wilson
Música: Roque Baños
Fotografia: Aaron Morton
Género: Terror
Duração: 91 minutos


Sem comentários :

Enviar um comentário