segunda-feira, 7 de maio de 2012

The Help (2011)

Tartes de chocolate e casas-de-banho separadas.

Nos primeiros minutos da fita é complicado perceber se a vitória do Norte na Guerra da Secessão chegou à Jackson de The Help. Lá, as empregadas domésticas, negras, são tratadas pouco melhor do que escravas, e se Lincoln libertou os escravos cem anos antes a palavra não terá chegado a todas as patroas daquela cidadela do Mississipi. A fita começa com o regresso de Skeeter (Emma Stone, num dos seus melhores papeis até à data) a Jackson. Por ter estudado fora, a sua mentalidade desenvolveu-se de forma diferente à das suas amigas, e Skeeter sonha tornar-se escritora e fazer a diferença numa sociedade marcada pela desigualdade social. Decidida a tomar uma posição, vai começar a recolher depoimentos das empregadas domésticas e escrever um livro com base neles. E se ao início ninguém quer falar, cedo a maré muda.

O grande trunfo de The Help é, sem dúvida, o elenco. Viola Davis, Octavia Spencer, Bryce Dallas Howard, Jessica Chastain e Emma Stone estão soberbas cada qual no seu papel. As três nomeações para Oscars recolhidas entre si, com uma das estatuetas (a de Melhor Actriz Secundária) a ir para casa com Octavia Spencer, comprovam a qualidade do que para muitos foi o melhor elenco de 2011. O Oscar de Melhor Actriz também não seria mal entregue a Viola Davis, não concorresse a Aibileen do filme com nomes como Glenn Close e Meryl Streep. A destacar ainda a realização de Tate Taylor, amigo de infância da autora do livro que deu origem à fita, que, talvez por ser de Jackson, conseguiu imprimir na obra um toque bastante pessoal.

Como filme, The Help é razoável. Como alerta social contra os problemas do racismo, é muito mais do que isso. As grilhetas da antiga escravatura não serão exactamente as mesmas da do século passado ou da dos tempos que correm, mas ainda existem. É essa a mensagem de The Help: não voltar a cair nos erros cometidos no passado.


Título Original: The Help (Emiratos Árabes Unidos/EUA/Índia, 2011)
Realizador: Tate Taylor
Argumento: Tate Taylor (baseado no romance de Kathryn Stockett)
Intérpretes: Viola Davis, Emma Stone, Octavia Spencer, Bryce Dallas Howard, Jessica Chastain, Ahna O'Reilly, Chris Lowell
Música: Thomas Newman
Fotografia: Stephen Goldblatt
Género: Drama
Duração: 146 minutos



Sem comentários :

Enviar um comentário