domingo, 6 de maio de 2012

In Time (2011)

Num futuro em que tempo é, literalmente, dinheiro, os seres humanos foram geneticamente modificados para pararem de envelhecer aos 25 anos. O problema é que a partir dessa altura só lhes é dado mais um ano de vida. Se a quiserem estender, têm de trabalhar. O problema é particularmente grave nos distritos mais pobres, onde a vida é vivida um dia de cada vez.

Will (Justin Timberlake) vive com a sua mãe em Peyton, um dos distritos pobres. Têm conseguido aguentar, mas com os preços a aumentar e os salários a seguirem a direcção oposta têm-lhes sido cada vez mais difícil sobreviver. Até que chega a Peyton um forasteiro com mais de um século para gastar, mudando para sempre a vida de Will. Com o tempo do estranho que acabou de ajudar, Will ascende na hierarquia dos distritos, e cedo dá por si em New Greenwich, lar de gente rica e com demasiado tempo para gastar. É aí que Will conhece Sylvia Weis (Amanda Seyfried), herdeira de um império de casas de empréstimo. Com os Guardiões do Tempo, a polícia lá do sítio, no seu encalço, Will vai iniciar uma luta contra a injustiça e uma sociedade dividida em classes sociais.

A ideia de Ficção-Científica com consciência social não é nova. Aliás, nem é a primeira vez que Andrew Niccol faz uso dela. Esta sua nova empreitada não tem a qualidade de The Truman Show ou de Gattaca, nem seria esse o seu objectivo, mas não saiu tão mal quanto alguns poderiam esperar. Justin Timberlake não pára de me surpreender como actor, mostrando muita mais competência do que esperaria da sua parte, e Amanda Seyfried, mesmo num papel diferente dos seus habituais, continua a mostrar o porquê de ser uma das estrelas mais requisitadas da sua geração. Cillian Murphy volta a fazer de vilão, desta feita menor em comparação com quem o controla. Três boas interpretações a compensarem personagens demasiado pobres para o que se pedia.

In Time é curioso sem ser pretensioso. Não será o melhor dentro do género, mas também estará longe de ser um dos piores. A moralidade gasta um pouco a história, mas, no fundo, era necessária para alcançar o objectivo que Niccol pretendia. Para ver numa tarde de fim-de-semana em que não haja nada de melhor para fazer.


Título Original: In Time (EUA, 2011)
Realizador: Andrew Niccol
Argumento: Andrew Niccol
Intérpretes: Justin Timberlake, Amanda Seyfried, Cillian Murphy, Alex Pettyfer, Matt Bomer, Olivia Wilde, Vincent Kartheiser
Música: Craig Armstrong
Fotografia: Roger Deakins
Género: Acção, Ficção-Científica, Thriller
Duração: 109 minutos



Sem comentários :

Enviar um comentário