quinta-feira, 5 de julho de 2012

Super (2010)

Nem todos os super-heróis precisam de ter poderes e filmes como Defendor, Special e Kick-Ass já o provaram. Super, de James Gunn, vem apenas reforçar a ideia embora não tenha nada que já não tenha sido explorado anteriormente. Será fácil encontrar imensas semelhanças a Kick-Ass, e mesmo não sendo do mesmo calibre, também tem o seu certo encanto, é sempre divertido desfrutar de um pouco de violência excessiva em nome da justiça.

Frank (Rainn Wilson) é um pobre desgraçado que vê a sua vida virada do avesso quando a mulher, Sarah (Liv Tyler), o deixa por um traficante de droga. Após ter recorrido à polícia, sem sucesso, decide utilizar métodos menos ortodoxos para tentar salvar a mulher, enquanto espanca alguns criminosos pelo caminho. Frank, agora conhecido como Crimson Bolt, combate o crime com a ajuda de uma chave de tubos. A única pessoa que acaba por descobrir a sua verdadeira identidade é Libbie (Ellen Page), uma rapariga viciada em banda desenhada que faria de tudo para se tornar parceira do Crimson Bolt, e consegue-o embora por vezes sofra de ataques momentários de psicopatia.

O filme não é dotado de grande qualidade, mas consegue ser engraçado em certas alturas, as cenas de violência são bastante gráficas, ridículas e em excesso, cada uma melhor que a anterior e tal se podia esperar quando a arma de eleição é algo tão grosseiro. Tudo melhora com a introdução da personagem de Ellen Page, que interpreta uma rapariga que tudo sabe sobre super-heróis e a ideia de se tornar na ajudante de um dá-lhe uma energia e vontade homicida incrível, e com um desempenho deste só se pode dar os parabéns à actriz. Rainn Wilson não fica atrás, desempenhando o papel de um homem miserável que pouco tem por dar graças e que desenvolve um grande espírito de justiça. O argumento é simples e engraçado, com diálogos que roçam a idiotice mas melhoram o factor cómico. A nível de realização, para James Gunn não será um aperfeiçoamento tendo em conta o seu projecto anterior, Slither, no entanto consegue atingir um certo nível de consistência.  

Para quem se diverte com bastante violência e momentos cómicos, este é uma escolha a ter em consideração, que irá proporcionar um bom entretenimento. Também para quem aprecia o tipo de filmes como os já mencionados, Kick-Ass e Defendor, o que não deverá ser visto como um plágio mas mais como uma nova adição a um género bastante peculiar.


Título Original: Super (EUA, 2012)
Realizador: James Gunn
Argumento: James Gunn
Intérpretes: Rainn Wilson; Ellen Page; Liv Tyler; Kevin Bacon; Gregg Henry; Michael Rooker
Música: Tyler Bates
Fotografia: Steve Gainer
Género: Acção; Crime; Comédia
Duração: 96 minutos



Sem comentários :

Enviar um comentário