Este THE THING é um remake de um remake. O original, o semi-Hawksiano The Thing from Another World, já havia sido readaptado por John Carpenter no início da década de 80 sob a mesma égide. Por cá solucionou-se o problema facilmente e, para evitar confusões, chamou-se ao mais recente A Coisa; optou-se pela literalidade do título em vez do mais artístico (e a remeter para a origem) Veio do Outro Mundo do filme de Carpenter. As diferenças entre os três, mais do que a estória, manifestam-se pelo tempo que passou entre eles. Uma renovação visual a nível dos efeitos e um update no terror para agradar às gerações mais jovens. Um grupo de cientistas vai para o Árctico desenterrar do gelo uma nave espacial e o seu ocupante congelado. Tudo parece correr bem até que na primeira noite a criatura salta pelo telhado e começa a matar os ocupantes da estação. É sua responsabilidade impedir que o invasor alienígena abandone o Árctico e estenda a sua matança ao resto do Mundo.
Clarificando, este The Thing é um remake do outro The Thing, o de Carpenter. É dos anos 80 que vêm as principais referências da obra e há, inclusive, um sujeito parecido com Kurt Russell no elenco. Fica a dever também ao Alien de Ridley Scott, não fosse a protagonista uma mulher de armas, preparada para o que der e vier. Perde-se parte da subtileza - a fita de Carpenter é toda ela paranóia e isolamento, com particular enfoque nos rigores do frio e da neve - em prol de uma abordagem muito mais in your face. Os tempos mudam, e Matthijs van Heijningen Jr. também não será nenhum John Carpenter. Ainda assim, temos uma enorme Mary Elizabeth Winstead a inscrever o seu nome num panteão ocupado por gente dura como a Ripley de Sigourney Weaver e um elenco bem mais do que competente no que lhe foi pedido. Sem ser mau, fica alguns furos abaixo dos filmes a que se seguiu. Esta moda de actualizar clássicos prejudica o susto. A sério que prejudica.
Realizador: Matthijs van Heijningen Jr.
Argumento: Eric Heisserer (baseado no conto de John W. Campbell Jr.)
Intérpretes: Mary Elizabeth Winstead, Joel Edgerton, Ulrich Thomsen, Eric Christian Olsen, Adewale Akinnuoye-Agbaje, Paul Braunstein, Trond Espen Seim, Jørgen Langhelle
Música: Marco Beltrami
Fotografia: Michel Abramowicz
Género: Ficção-Científica, Mistério, Terror, Thriller
Duração: 103 minutos
Sem comentários :
Enviar um comentário