Um dos grandes sucessos do Fantasporto 2012, um filme que garante reacender aquela pequena chama que arde pelos bons velhos filmes de lobisomens. Lobos de Arga, de Juan Martinez Moreno, é provavelmente a mistura perfeita de comédia e terror, que deixará o público com um sorriso na cara, mesmo depois de hora e meia de gargalhadas valentes. Já cá fazia falta um bom filme de lobisomens.
Tomás (Gorka Otxoa), é um escritor com muito pouco sucesso e quando a inspiração lhe falha ele decide voltar às suas raízes, na velha província de Arga. Infelizmente nem tudo corre como previsto quando se vê atacado pelas pessoas que conhecia desde criança e oferecido como sacrifício para acabar com uma antiga maldição, antes que esta active a segunda maldição que potencialmente atormentará toda a aldeia. Tudo piora quando apenas tem um cão, um velho amigo e um agente literário para o ajudar.
Definitivamente, um filme bastante divertido e que garante um tempo bem passado. O elemento de terror não é muito pesado, devido ao elemento cómico, mas também não passa despercebido. O filme está de feito de forma tão boa que mesmo algo tão 'batido' como lobisomens, maldições e paródias, dão-nos a sensação de novidade, algo que ainda não tínhamos visto e que nos prende à cadeira o tempo todo. O trabalho dos actores envolvidos é excelente, incluindo o cão que desempenha um papel fenomenal em muitos dos melhores momentos de todo o filme, dando um crédito extra a Carlos Areces pela sua personagem, Calixto, que faz um contributo tremendo à parte cómica do filme.
Em termos de realização, o filme está muito bom - parabéns a Juan Martinez. Embora a caracterização dos lobisomens seja daquela um pouco duvidosa e pouco desenvolvida, é um dos aspectos que nos faz relembrar os filmes de lobisomens dos anos 70-80, o que até considero um ponto a favor. Para além disso, há também uma paródia, que achei muito boa, às maldições, atribuídas a lobisomens e este tipo de monstros, que é bastante inteligente e nos leva a rever todos os filmes de maldições que já vimos, por estas e outras razões é um filme que é, mas ao mesmo tempo não é uma paródia a outros filmes, já que possuí aquele toque de novidade e exclusividade. Claramente um dos filmes a ver e que promete não desiludir, seja qual for a audiência.
Titulo Original: Lobos de Arga
Realizador: Juan Martinez Moreno
Argumento: Juan Martinez Moreno
Intérpretes: Carlos Areces; Gorka Otxoa; Secun De La Rosa; Mavel Ribera; Manuel Maquiña; Luis Zahera
Música: Sergio Moure
Fotografia: Carlos Ferro
Género: Comédia, Terror
Sem comentários :
Enviar um comentário