segunda-feira, 11 de março de 2013

8 ½ Festa do Cinema Italiano 2013 no Porto

A Primavera traz consigo coisas boas. De 4 a 7 de Abril - e depois de uma passagem por Lisboa de 20 a 28 de Março -, o 8 ½ Festa do Cinema Italiano regressa ao Porto.

O 8 1/2 Festa do Cinema Italiano é uma iniciativa da associação Il Sorpasso em colaboração com a o Instituto Italiano de Cultura e a Embaixada de Itália em Portugal.

Criado em 2008, o 8 1/2 é um festival que nasceu e cresceu em Portugal, fruto do trabalho de uma equipa constituída por profissionais portugueses e italianos, e que se encontra profundamente enraizado na cultura e na sociedade portuguesa. Tem como missão a exibição de obras que cumpram elevados critérios de qualidade, sejam elas de autores consagrados ou da nova geração de cineastas, sempre fiel ao objectivo de trazer a Portugal o melhor do cinema Italiano.

O 8 ½ Festa do Cinema Italiano regressa em 2013, de 20 de Março a 9 de Junho, para celebrar a sua 6ª edição com o objetivo de trazer a Portugal uma seleção das mais relevantes produções cinematográficas italianas.

À semelhança do que aconteceu na passada edição, os espetadores do 8 ½ têm uma palavra a dizer, através do prémio do público, distinção que, a par do Prémio Oficial Rottapharm – Madaus - atribuído pelo painel dos jurados do 8 ½ - visa distinguir os filmes em competição.

Para dar continuidade ao seu processo de itinerância e devido ao elevado grau de aceitação que o 8 1/2 obtém um pouco por todo o país, este ano a Festa faz-se à estrada novamente e vai até a Coimbra, Funchal, Porto, chegando, pela primeira vez ao Algarve, mais precisamente à cidade de Loulé. Esta edição é também pautada pela primeira incursão do 8 ½ no circuito internacional, voando em Junho até Luanda, Angola.

A realização da Festa do Cinema Italiano não seria possível sem a fundamental colaboração das muitas entidades que apoiam e patrocinam o evento. A todas elas, a organização dirige os seus mais sinceros agradecimentos, com menção especial à Embaixada de Itália, Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, Câmara Muncipal de Lisboa/EGEAC, Cinema São Jorge e ao patrocinador Ofical, 
Rottapharm – Madaus.

Sem comentários :

Enviar um comentário