sexta-feira, 1 de março de 2013

Filme do Mês #2

Todos os meses, o filme com estreia - comercial - nacional que melhor pontuação recebeu da redacção do Matinée Portuense, e o que por cá se escreveu sobre ele.

Fevereiro, 2013

Fevereiro veio e foi-se como sempre o faz. O mês mais curto do ano é sempre um dos mais difíceis de equilibrar para os redactores do Matinée, obrigados a dividirem-se entre exames, estreias comerciais e a preparação do maior festival de Cinema do Porto. Assim, e com algumas críticas atrasadas - das quais a ausência mais notável será, porventura, a de THE MASTER, de Paul Thomas Anderson -, a escolha do mês foi BEASTS OF THE SOUTHERN WILD, de Benh Zeitlin, com oito câmaras. A crítica pertence a António Tavares de Figueiredo.

«Benh Zeitlin encontrou uma forma de filmar a pobreza nos EUA diferente da de cineastas como David Gordon Green - que entretanto se mudou para os subúrbios -, Debra Granik, ou até William Friedkin com o seu KILLER JOE, sem, no entanto, lhe retirar o devido peso dramático. A fábula que aqui se constrói encontra expressão na sua câmara trémula, consumando-se - como, por exemplo, naquele magnífico prólogo - num autêntico espectáculo visual.» (ATF)

Sem comentários :

Enviar um comentário