terça-feira, 2 de abril de 2013

Filme do Mês #3

Todos os meses, o filme com estreia - comercial - nacional que melhor pontuação recebeu da redacção do Matinée Portuense, e o que por cá se escreveu sobre ele.

Março, 2013

Se já no mês passado nos queixávamos por aqui da falta de tempo para seguir as estreias comerciais - pelo menos, da maneira que gostaríamos -, em Março a disponibilidade não aumentou. Em semanas de festivais, retrospectivas e viagens - de barco, comboio, avião, e até mesmo mentais e temporais -, a redacção atribuiu a A ÚLTIMA VEZ QUE VI MACAU, de João Pedro Rodrigues, João Rui Guerra da Mata, a melhor pontuação de Março: nove das nossas melhores câmaras vermelhas, bem polidas, para combinarem com o sapato perdido por Candy. António Tavares de Figueiredo assina a crítica.

«O documentário que não o é - mas que poderia tê-lo sido, olhando para a curta ALVORADA VERMELHA - e o noir sem enchimento: João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata manejam habilmente as regras e expectativas, filmando uma terra que, existindo, não passa de uma ilusão. E que, exactamente por ser uma miragem - com os néons, os casinos, os fogos-de-artificio, o exotismo de uma figura que dá pelo nome de Madame Lobo e as gaiolas douradas -, custa ainda mais a abandonar.» (ATF)

Sem comentários :

Enviar um comentário