quarta-feira, 17 de abril de 2013

Paulette (2012)

Comédia aparentemente soft, PAULETTE revela-se, numa análise posterior, um filme bem menos naif do que inicialmente se julga. Não sendo extraordinário - não exageremos nos elogios -, a dimensão social que esconde debaixo dos gags imediatos - e nem sempre bem trabalhados - confere-lhe todo um novo valor. Um valor que, podendo facilmente passar despercebido, acrescenta qualidade ao trabalho apresentado.


Numa Europa arrasada pela crise, filmar uma velhinha, molesta e racista, que vende droga para sobreviver parece mais acertado do que nunca. A reforma não lhe chega, o marido, entretanto falecido, perdeu o restaurante para - e por culpa dos, segundo Paulette - os chineses e a filha causou-se com um polícia negro. O tráfico de droga, que se assume como o negócio preferencial do bairro onde vive, é a solução para os seus problemas, permitindo-lhe algumas das comodidades que se viu obrigada a abandonar. As temáticas de exclusão abordadas por Jérôme Enrico permitem firmar a obra num plano mais sério - ainda que nunca se abandone a tal comédia ligeira ou os gags -, dando-lhe fundo de crítica social. Igualmente interessante é a opção de retratar a velhice nestes moldes, tão distantes dos de gravíssimos monólitos como Amour, de Michael Haneke, e Away from Her, de Sarah Polley.

Há ainda um conceito, mais ou menos óbvio, de reabilitação por detrás de Paulette. Se a personagem - interpretada por Bernadette Lafont, absolutamente carismática - começa o filme a dizer ao neto que não gosta dele por ser preto, depressa muda de atitude perante o miúdo. O mesmo se aplica ao próprio negócio da droga, e à relutância em vender a crianças da primária. São esses pequenos pormenores que fazem com que a obra de Enrico descole do actual marasmo cómico, amiúde vazio de conteúdo. Vale, pela perspicácia demonstrada na reprodução de algumas situações, o preço do bilhete.


Título Original: Paulette (França, 2012)
Realizador: Jérôme Enrico
Argumento: Laurie Aubanel, Jérôme Enrico, Bianca Olsen, Cyril Rambour
Intérpretes: Bernadette Lafont, Carmen Maura, Dominique Lavanant, Françoise Bertin, André Penvern, Ismaël Dramé, Jean-Baptiste Anoumon, Axelle Laffont, Paco Boublard
Música: Michel Ochowiak
Fotografia: Bruno Privat
Género: Comédia, Crime, Drama
Duração: 87 minutos


Sem comentários :

Enviar um comentário