terça-feira, 9 de abril de 2013

Promised Land (2012)

Há muito do Cinema clássico norte-americano em PROMISED LAND. Começando, desde logo, pela clara inspiração nos filmes de Frank Capra - aqueles monumentos ao everyman e ao poder da comunidade - e nos thrillers das corporações - é fácil pensar em, por exemplo, Erin Brockovich, de Steven Soderbergh -, para os quais o filme tende. Nada de novo, portanto.


Não se julgue, no entanto, que o filme representa um mero exercício de reciclagem. Ou não fosse realizado por Gus Van Sant - ainda que manietado, uma vez mais, por argumento alheio -, um dos autores mais interessantes da actualidade. E, por sinal, um dos mais ligados ao legado de Capra, também. Não se estranhe, por isso, o seu envolvimento numa narrativa que opõe uma grande companhia de extracção de gás natural a uma pequena comunidade rural. Ou o hábito de, filmando à distância, fechar muitos dos planos - mérito da competente fotografia de Linus Sandgren - na cara das personagens.

Num filme tão sólido a nível técnico e artístico - Matt Damon e Frances McDormand, não deslumbrando, lá o vão aguentado -, e em que o argumento se revela o elo mais fraco, havia muito pouco por onde errar. Humanizem-se as personagens, demonizem-se as empresas - as malvadas!, só pensam no lucro imediato -, e deixe-se o espectador a sós com a sua consciência: a decisão afigura-se fácil, e a fórmula - que vem de um Capra que encravava as engrenagens da Máquina com o povo - continua a resultar. Quanto mais não seja, Promised Land prova que Gus Van Sant, mesmo quando não pode ser genial, se mantém uns quantos degraus acima da média.


Título original: Promised Land (Emirados Árabes Unidos/EUA, 2012)
Realizador: Gus Van Sant
Argumento: John Krasinski, Matt Damon, Dave Eggers
Intérpretes: Matt Damon, Frances McDormand, Hal Holbrook, Titus Welliver, Rosemarie DeWitt, John Krasinski, Scoot McNairy, Lucas Black
Música: Danny Elfman
Fotografia: Linus Sandgren
Género: Drama
Duração: 106 minutos



Sem comentários :

Enviar um comentário