sábado, 1 de dezembro de 2012

28 Days Later (2002)

Algumas vezes é complicado poder realmente apreciar um bom filme, talvez por ter como tema central algo já bastante explorado ou simplesmente por o enredo se enrolar sobre si mesmo e tornar-se um pouco extenso. 28 Days Later é um bom exemplo disso, as suas quase duas horas de filme arrastam-se de tal maneira que se torna difícil segurar as pestanas. Apesar de tudo, não deixa de ser um filme bastante bonito, com uma concepção bastante boa, um ambiente criado na perfeição e uma história, que ainda com os problemas de ritmo, aprazível.

O filme apenas retrata a tentativa de sobrevivência de um grupo de pessoas num mundo devastado por um vírus da 'raiva', que torna os humanos em animais extremamente agressivos. O que inicialmente poderá parecer enfadonho e com pouco significado, acaba por se tornar num enredo profundo e distinto de outros filmes de 'zombie apocalypse'. No entanto o filme prolonga-se maioritariamente sobre planos grandes das cidades desertas e é esse aspecto mais artístico que poderá demorar algum tempo a tornar-se claro. Não só isto, mas também o facto de se abordar o tema com um ambiente mais melancólico e sombrio tornam este filme em algo mais 'sério', definitivamente um clássico moderno.

Considero 28 Days Later a segunda melhor realização de Boyle, depois de Trainspotting, embora admite que o trabalho no primeiro seja uma evolução do último referido. Admiro os planos de Londres deserta, julgo ter sido um dos grandes feitos do filme juntamente com as cenas mais violentas. Apesar de à primeira parecer pouco intragável, não passa de um gosto superficial que afugenta quem se limita a olhar pelo canto do olho. Ultrapassa-se isso e torna-se, certamente, num filme de topo digno de uma visualização mais atenta e apreciativa. 


Título Original: 28 Days Later (Reino Unido, 2002)
Realizador: Danny Boyle
Argumento: Alex Garland
Intérpretes: Cillian Murphy; Naomie Harris; Noah Hurtley; Brendan Gleeson; Megan Burns; Bindu De Stoppani
Música: John Murphy
Fotografia: Anthony Dod Mantis
Género: Terror; Thriller
Duração: 113 minutos



Sem comentários :

Enviar um comentário