quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

As dores da alma custam mais do que as do corpo

Andava eu a fazer zapping a semana passada quando, ao passar pelos canais portugueses, apanhei na programação da RTP1 um telefilme. Questão de puxar o horário atrás - cortesia das novas caixas -, vi ENTRE AS MULHERES, de Henrique Oliveira e escrito por José Luís Peixoto, primeiro capítulo da série 4 - PORTUGAL HOJE.

Se ao início a acção parecia-me bizarra e sem propósito - planos de um grupo coral feminino entrecortavam os de mulheres a lavar campas -, depressa fui desarmado por uma candura e honestidade impressionantes em relação ao que se filmou. Numa aldeia do Alentejo, aparentemente já sem homens, as mulheres fazem a vida entre si. Vitória, uma das viúvas, descobriu há pouco que o seu marido a traía e que a contagiou com VIH. O retrato aberto da doença - e dos mexericos que circulam numa pequena povoação - surge como uma refrescante alternativa à habitual grelha semanal do canal, merecendo, por isso, destaque.


4 - PORTUGAL HOJE, minissérie de quatro telefilmes sobre a sociedade portuguesa contemporânea, é transmitida às quintas-feiras na RTP1. Esta semana, dia 13, será exibido às 22h15 o segundo episódio, BLOQUEIO, escrito por Pedro Mexia e realizado por Henrique Oliveira.
 
-//-
 
(fonte da imagem: http://www.rtp.pt/)

Sem comentários :

Enviar um comentário