segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Mientras duermes (2011)

Desconfio que para Jaume Balagueró, um dos realizadores do Fantástico mais acarinhados pelo público português, MIENTRAS DUERMES signifique o encerrar de alguns ciclos. Para trás ficam as co-realizações com Paco Plaza - os dois últimos capítulos de [Rec] foram planeados do ponto de vista da direcção a solo - e um sentido de terror ligado ao sobrenatural. Não se estranhe, portanto, que o catalão feche também outros tantos capítulos dentro do próprio filme.

O pânico provocado pela invasão do domicílio, cortesia de um zelador sociopata - Luis Tosar, em mais uma construção meticulosa da personagem -, serve de mote para a fita. Como César não consegue ser feliz faz da infelicidade dos que o rodeiam a sua missão. O seu alvo preferido é a residente do quinto andar, moça jovem e bonita, de bom temperamento e sorriso fácil. Assiste-se à escalada, lenta e progressiva, da violação da privacidade e do dano provocado. O fim, mesmo quando se afigura próximo, nunca aparenta estar à vista.

Pela premissa, traçar um paralelo entre Mientras duermes e The Resident, de Antti Jokinen, parece fácil. Ambos os títulos fazem uso da figura do zelador como ameaça aos moradores do prédio. Contudo, depressa se torna evidente a diferença de qualidade entre as duas fitas, com a de Balagueró a superiorizar-se pelo seu desenvolvimento. Aposta segura num mercado saturado, não fosse realizada por quem foi e facilmente poderia ter passado despercebida a público e crítica. Não passou, e ainda bem. É preciso ter cuidado com os monstros que se escondem debaixo da cama, principalmente com os de carne e osso.


Título Original: Mientras duermes (Espanha, 2011)
Realizador: Jaume Balagueró
Argumento: Alberto Marini
Intérpretes: Luis Tosar, Marta Etura, Alberto San Juan, Petra Martínez, Iris Almeida
Música: Lucas Vidal
Fotografia: Pablo Rosso
Género: Terror, Thriller
Duração: 102 minutos



Sem comentários :

Enviar um comentário