quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Gangster Squad (2013)

Cedo se percebeu - desde o infame tiroteio num cinema norte-americano - que GANGSTER SQUAD não estrearia livre de polémica. Isto porque o seu trailer incluía uma cena em que se disparava na direcção da audiência através de uma tela - num caso ominoso da vida a imitar a arte, e vice-versa - que o tal incidente levou à extracção do filme. Adiou-se a estreia e mandou-se a fita para trás para que pudessem ser rodadas novas cenas em substituição da cortada. Mas não será esse o único problema da mais recente obra de Ruben Fleischer.


Tentativa óbvia de reproduzir a atmosfera noir de outros filmes a cores - e o paradoxo não será assim tão descabido, principalmente ao recordar filmes como L.A. Confidential, de Curtis Hanson, ou The Black Dahlia, de Brian De Palma -, ecoam na estória alguns dos arquétipos mais tradicionais do cinema norte-americano. Gangsters e polícias durões - e canastrões, como o de Josh Brolin - pertencem ao imaginário de Hollywood, e por esse prisma se justificará a homenagem que se lhes tenta prestar. O resultado é, no entanto, demasiado artificial para que se lhe reconheça sucesso. Há uma certa desadequação entre o que se filma e como se filma, um estilo que não encontra continuidade no conteúdo.

Essa desadequação empurra os intérpretes para alguma estranheza - principalmente Sean Penn e Ryan Gosling -, reduzindo as personagens a conjuntos de maneirismos ridículos. E se Fleischer surpreendeu há uns anos com a sua paródia zombie - e Zombieland assumia-se mesmo como refrescante e original -, confirma-se aqui como tarefeiro medíocre,  incapaz de desenvolver o filme para lá de um par de sequências razoavelmente planeadas - como aquela em que se chegam a formar trincheiras usando carros -, abusando sempre que possível de ralentis e doutros mecanismos que acabam por se revelar desnecessários. Demasiado factício para ser levado a sério, e mesmo tendo em conta que a necessidade de inclusão de cenas novas terá interferido com o rumo inicialmente planeado, Gangster Squad falha o alvo por muito. Para já, uma das grandes desilusões da temporada.


Título original: Gangster Squad (EUA, 2013)
Realizador: Ruben Fleischer
Argumento: Will Beall (baseado no livro de Paul Lieberman)
Intérpretes: Josh Brolin, Ryan Gosling, Sean Penn, Emma Stone, Mireille Enos, Anthony Mackie, Robert Patrick, Michael Peña, Giovanni Ribisi, Sullivan Stapleton, Nick Nolte
Música: Steve Jablonsky
Fotografia: Dion Beebe
Género: Acção, Crime, Drama, Thriller
Duração: 113 minutos


Sem comentários :

Enviar um comentário