domingo, 9 de dezembro de 2012

Premium Rush (2012)

Quando o protagonista de PREMIUM RUSH diz logo a abrir que gosta é de andar de bicicleta sem travões nem mudanças percebemos imediatamente qual a intenção do filme. Elogio ao cinemático, está-se na presença de um objecto a espaços frenético e incrivelmente entusiasmante. David Koepp adopta uma estrutura semelhante à de Shoot 'Em Up, por exemplo, um vaivém de planos montados com banda-sonora mata-vacas que se demarca da narrativa. Da estória só será preciso saber que há uma encomenda que tem de ser entregue em hora e meia e que interessa - como seria de esperar - a várias partes, Tríades incluídas. O resto é gente a pedalar pelas ruas de Nova Iorque, esquivando-se de táxis, peões e demais obstáculos. Mais descomprometido seria complicado.


Erra, no entanto, ao querer negar a sua simplicidade. Koepp, confiante do talento de Joseph Gordon-Levitt e Michael Shannon, imprime uma certa calma no ritmo do filme e comprova que é quando se usa os freios que os problemas aparecem. O espaço na trama mais não faz do que expor os problemas do argumento e a sua incapacidade de, per se, se impor entre a audiência. Os bons são tão bons - e estouvados - que só podiam ganhar e o vilão, sociopata com direito, inclusive, a solilóquios de desagrado face à perda de valores da sociedade e à profanidade transmitida pela televisão em horário-nobre, tão mau que só podia morrer. Ao contrariar a sua natureza, Premium Rush falha uma óptima oportunidade de se afirmar como um filme de acção seguro e competente. Leva cinco câmaras pela primeira metade e só mais uma pela segunda.


Título Original: Premium Rush (EUA, 2012)
Realizador: David Koepp
Argumento: David Koepp, John Kamps
Intérpretes: Joseph Gordon-Levitt, Dania Ramirez, Michael Shannon, Jamie Chung, Wolé Parks, Aasif Mandvi
Música: David Sardy
Fotografia: Mitchell Amundsen
Género: Acção, Thriller
Duração: 91 minutos



1 comentário :

  1. Eu gosto da combinação de flashbacks e tempo presente no filme. O vi pela primeira vez na HBO online e que o começo é um pouco lento quando Joseph passa aa bicicleta, você sabe que realmente um filme incrível.

    ResponderEliminar