sábado, 9 de junho de 2012

The Avengers (2012)

Na última década a febre dos super-heróis tem caído sobre milhões e já mostrou ter o potencial de gerar receitas extraordinárias nas bilheteiras. O mais recente conjunto de adaptações cinematográficas da Marvel é o exemplo perfeito, com Thor, Iron Man e Iron Man 2, Captain America e The Incredible Hulk, a culminarem num cross-over de proporções épicas que é The Avengers, realizado por Joss Whedon, a mente por trás da série de televisão de culto Buffy, The Vampire Slayer.

Loki (Tom Hiddleston) consegue transportar-se para a Terra após ter sido derrotado pelo seu irmão, Thor (Chris Hemsworth), e imediatamente rouba da S.H.I.E.L.D o Cosmic Cube, um objecto de imenso poder. Face a uma óbvia ameaça e declaração de guerra, Nick Fury (Samuel L. Jackson) recorre à ajuda dos super-heróis Captain America/Steven Rogers (Chris Evans), Iron Man/Tony Stark (Robert Downey Jr.), Hulk/Bruce Banner (Mark Ruffalo) e Thor, acompanhados dos melhores agentes da S.H.I.E.L.D, Black Widow/Natasha Romanoff (Scarlett Johansson) e Hawekeye/Clint Barton (Jeremy Renner). Juntos são capazes de coisas que sozinhos não seria possível e terão que usar essa vantagem para salvar a Terra, capturar Loki e recuperar o Cosmic Cube.

The Avengers é um filme que necessitou de cinco filmes diferentes para preparar todo o seu plano e história de fundo, o que, obviamente, cria grandes, talvez demasiadas, expectativas no público e nos fãs mais hardcore da BD, algo que é bastante arriscado e dispendioso sem algumas garantias de sucesso. Felizmente o filme consegue atender a algumas das expectativas mas continua a não ser o cross-over que todos esperavam.

Os efeitos especiais do filme são muito bons, o que, tendo em conta o orçamento, já era de esperar. No entanto o argumento não o melhor, entre tantas falhas em certos pontos e diálogos que tentam puxar ao lado mais cómico da situação mas que no final são simplesmente banais, com muita ênfase nas cenas de luta e com pouca profundidade nas personagens das quais se encontra pouco ou nada com que o público possa simpatizar, à excepção do Hulk/Bruce Banner que a meu ver será a melhor personagem do filme que também tem as melhores cenas. Em termo de desempenho de actores, todos estiveram bem e fizeram o que lhes era devido, mas não deu para ser aproveitado ao máximo devido ao argumento pouco consistente e muito focado numa só personagem, num filme onde existe um grande grupo de protagonistas importantes nenhum merece atenção especial e tal não acontece neste filme. Whedon tem momentos de pura genialidade, infelizmente acompanhados de momentos desapontantes, e embora na minha opinião tenha feito um trabalho razoável, continuo a achar que poderia ter sido muito melhor, não fossem os momento de clara preguiça e pouco empenho.

Definitivamente, um filme que será do agrado dos fãs da BD, e sendo eu um fã também à já algum tempo posso garantir isso. Mas terei sempre um sentimento de insatisfação por algo que esperei muito tempo e após criar imensas expectativas, à espera de um épico descomunal que fizesse justiça a toda a complexidade do universo da Marvel, e tendo em conta que isto não é só um filme, mas sim uma saga de filmes originalmente independentes, com pequenos tie-ins aqui e ali, que se juntam para contar uma história, logo à que ver isto como um todo e não só este filme.

Dito isto, continua a ser um filme a não perder e com as próximas sequelas já anunciadas ainda se pode ter esperança para algo que seja um pouco mais consistente e por fim arrebatador.


Título Original: The Avengers (EUA, 2012)
Realizador: Joss Whedon
Argumento: Joss Whedon; Zak Penn; Stan Lee (B.D.); Jack Kirby (B.D.)
Intérpretes: Chris Evans; Robert Downey Jr.; Mark Ruffalo; Chris Hemsworth; Scarlett Johansson; Jeremy Renner; Tom Hiddleston; Clark Gregg; Cobie Smulders; Samuel L. Jackson
Música: Alan Silvestri
Fotografia: Seamus McGarvey
Género: Acção; Aventura; Ficção-Científica
Duração: 143 minutos


Sem comentários :

Enviar um comentário