domingo, 25 de novembro de 2012

Carnage (2011)

«Penelope, I believe in the god of carnage. The god whose rule's been unchallenged since time immemorial.»

Roman Polanski parece particularmente interessado, nesta fase mais recente da sua carreira (e evito escrever última, que conto com mais uns quantos - muitos? - filmes antes do seu fim), nos conceitos de "culpa" e "responsabilidade", quem sabe inspirado pela sua célebre situação pessoal. Em CARNAGE, adaptação da peça de teatro homónima escrita por Yasmina Reza (que também assina o argumento do filme), colocam-se dois casais nova-iorquinos debaixo do mesmo tecto, num truque quasi-buñuelino, impossibilitados de abandonar o apartamento onde discutem um conflito entre os respectivos filhos. À medida que o tempo passa - e o verniz da sociedade vai estalando -, a sua verdadeira natureza revela-se. O choque entre classes, a (in)justiça, a educação e outros princípios são postos em causa durante pouco mais de uma hora de diálogo contínuo.

A direcção de Polanski incide sobre quatro intérpretes competentes - Jodie Foster e John C. Reilly dum lado, Kate Winslet e Christoph Waltz do outro -, contida e metódica, ignorando cenários e distracções (com excepção do telemóvel que não pára de tocar) em prol das personagens. Raras vezes se transpôs para a tela com tanto rigor um trabalho pensado primeiramente para o palco - já falava Manoel de Oliveira no Cinema como ferramenta de fixação das artes cénicas e do Teatro - sem subverter o seu significado ou intenção.

Carnage abre e fecha com planos abertos (muito abertos) de um parque público, aparentemente externo ao apartamento onde se concentra a acção. No primeiro, um rapaz agride outro com um pau; no último, os dois miúdos são já amigos e a vida continua como se nada se tivesse passado. O que acontece fora daquela casa pouco importa para o que se passa lá dentro. É que há quem ainda acredite num Deus da carnificina, aquele cujas regras são aplicadas desde o princípio dos tempos.


Título Original: Carnage (Alemanha/Espanha/França/Polónia, 2011)
Realizador: Roman Polanski
Argumento: Yasmina Reza, Roman Polanski, Michael Katims (baseado na peça de Yasmina Reza)
Intérpretes: Jodie Foster, Kate Winslet, Christoph Waltz, John C. Reilly
Música: Alexandre Desplat
Fotografia: Pawel Edelman
Género: Comédia, Drama
Duração: 80 minutos


Sem comentários :

Enviar um comentário