segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Paranormal Activity 4 (2012)

PARANORMAL ACTIVITY 4 é o paradigma da exploração pouco escrupulosa de uma franquia. Quarto filme em apenas cinco anos, faz uso do mesmo modelo dos seus antecessores até ao mais ínfimo pormenor e recicla de forma pouca cuidada convenções do género e a própria mitologia já estabelecida na série. Os sujeitos voltam a ser uma família suburbana vítima de estranhos fenómenos em sua casa. A filha mais velha do casal, preocupada com a situação, instala uma panóplia de equipamentos de gravação pela casa - as webcams e o seu software como ferramentas do voyeurismo, conforme explorado num dos segmentos de V/H/S - com o ajuda do seu namorado. O filme faz-se das imagens, muitas vezes estáticas, recolhidas por essas câmaras. Sequela do segundo capítulo da franquia (o terceiro é uma prequela baseada na infância das irmãs dos dois primeiros) a estória serve como ponte pouco inspirada para um quinto tomo já anunciado; a continuidade faz-se através de Katie e Hunter, personagens centrais nos filmes anteriores, que servem de motivo e veículo para a assombração. Não fossem esses dois elementos e a estória podia muito bem ser outra, sem qualquer relação com a das anteriores fitas, apenas captada no mesmo formato.

Ao contrário dos capítulos que o antecederam, Paranormal Activity 4 falha em alguns princípios básicos do modelo. Assiste-se a uma tentativa inócua de criar tensão, utilizando planos-tipo do género, e evitar que a audiência seja capaz de antecipar os sustos. Só que é tudo construído de forma tão denunciada que o efeito acaba por ser exactamente o oposto ao pretendido. Henry Joost e Ariel Schulman regressam como realizadores depois de terem ocupado o posto em Paranormal Activity 3, introduzindo um par de novidades na franquia (os pontos infravermelhos projectados pelo Kinect e as webcams), mas ficando aquém das expectativas. Utilizam as técnicas do costume - fecham-se planos ao máximo, colocam-se sombras a passar no fundo da imagem, mandam-se objectos e corpos a voar divisões fora - prejudicando o elemento de novidade da película. Já foi tudo feito e visto. Com o enorme retorno financeiro alcançado com os filmes da franquia (baixos custos de produção, receitas elevadíssimas fruto de uma base de fãs consistente) não se espera que o fenómeno conheça o seu fim num futuro próximo. E quando assim é, a qualidade é, normalmente, a primeira a sofrer.


Titulo Original: Paranormal Activity 4 (EUA, 2012)
Realizador: Henry Joost, Ariel Schulman
Argumento: Chad Feehan, Christopher Landon
Intérpretes: Kathryn Newton, Matt Shively, Brady Allen, Aiden Lovekamp, Alexondra Lee, Katie Featherston, Stephen Dunham
Fotografia: Doug Emmett
Género: Terror
Duração: 88 minutos




 

Sem comentários :

Enviar um comentário