sábado, 17 de novembro de 2012

The Artist (2011)

2011 foi um ano fértil em homenagens ao Cinema e à sua História. Entre títulos como Hugo ou My Week with Marilyn, THE ARTIST foi um dos que mais se destacou, roubando, inclusive, os Oscars de Melhor Filme e Realizador à peça de Scorsese. É, no entanto, curioso como um dos filmes mais falados do ano passado é, essencialmente, mudo.

Aquele romance da Hollywood Clássica entre uma estrela acabada e outra em ascensão acaba por narrar singelamente a crónica que foi a passagem do cinema mudo para o falado. Não será de estranhar, portanto, que se reveja na figura de George Valentin a de Douglas Fairbanks, também ele um ídolo das matinés caído no esquecimento quando as fitas passaram a contar com som. É no seu overacting - perdão, no de Jean Dujardin e Bérénice Bejo - que se faz grande parte deste The Artist; quando não se pode falar (ou, antes, fazer-se ouvir) há que compensar na expressão facial e corporal. Essa necessidade constante do exagero quase faz cair a obra por várias vezes no melodrama, salvando-se apenas através da realização competente de Michel Hazanavicius.

O realizador - conhecido pelas colaborações com Dujardin nas paródias francesas a 007 e aos filmes de espionagem -, de resto, transforma a modesta história num filme razoável, capaz de conquistar o coração a uma fatia grande do público e da crítica. Manipulando uma série de mecanismos típicos do cinema mudo, alguns melhor do que outros - aquele falso ecrã dividido na cena do restaurante consegue ser dos mais interessantes -, Hazanavicius consegue fazer algumas referências inteligentes àquela Era da Sétima Arte.

É engraçado como a primeira palavra ouvida em The Artist é "corta", e a última "acção". A sequência demonstra perfeitamente a possibilidade daquelas quase duas horas de filme se conterem a si mesmas e, sobretudo, na tela. Fica a certeza de que, quando numa sala escura iluminada por um projector, a vida consegue ser mais bonita.


Título Original: The Artist (Bélgica/EUA/França, 2011)
Realizador: Michel Hazanavicius
Argumento: Michel Hazanavicius
Intérpretes: Jean Dujardin, Bérénice Bejo, John Goodman, James Cromwell, Penelope Ann Miller
Música: Ludovic Bource
Fotografia: Guillaume Schiffman
Género: Comédia, Drama, Romance
Duração: 100 minutos



1 comentário :

  1. Eu gostei muito

    "O Artista": 4*

    O filme "O Artista" é uma lufada de ar fresco para a época em que estreou.
    Mas este "The Artist" não é perfeito.

    Cumprimentos, Frederico Daniel.

    ResponderEliminar