segunda-feira, 19 de novembro de 2012

The Debt (2010)

James Bond habituou-nos - e mal, diga-se de passagem - a espiões galantes e bem vestidos, gente glamorosa de sotaque(s) britânico(s). Já em Tinker Tailor Soldier Spy, de Tomas Alfredson, se apostava em gente comum, e a propósito do recente lançamento de Skyfall o MI6 lembrou, num anúncio, que uma das características de um bom operativo é a capacidade de passar despercebido. Os agentes secretos do anterior THE DEBT são pessoas normais que não destoam da multidão por entre a qual se têm de mover. Israelitas, a sua missão é extrair da Alemanha Oriental um criminoso de guerra nazi que trabalhou como médico em campos de concentração (esboço suavizado de Mengele). Violação da soberania de uma nação que não será propriamente uma aliada, a operação tem de ser conduzida em segredo. Falhada a missão - e isso é algo que se estabelece logo de início, mesmo antes de se conhecerem os pormenores da história -, os três espiões voltam para casa como heróis. A dívida do titulo será, pois, a deles para com Israel e para com a verdade.

Desde logo encontramos em The Debt um rol de actores conhecidos a desempenhar os principais papéis, separados em dois conjuntos, um mais velho (ou, melhor, experiente, que velhos são os trapos) do que o outro, face à necessidade de dividir a acção entre duas épocas relativamente afastadas. Assim, na acção passada em 1965 temos Jessica Chastain, Marton Csokas e Sam Worthington como os agentes israelitas, enquanto Helen Mirren, Tom Wilkinson e Ciarán Hinds (parece talhado para filmes do género, embora amiúde mal-aproveitado) interpretam as respectivas personagens trinta depois; Jesper Christensen faz as vezes de médico nazi. O casting justifica grande parte do filme, escondendo algumas deficiências a nível da acção. Perde-se demasiado tempo em planos e cenas redundantes que poderiam ter sido facilmente simplificadas. John Madden nem sempre sabe utilizar da melhor maneira todos os recursos à sua disposição e perde-se um pouco na própria fita. Encontra o rumo, é certo, mas não consegue dissipar completamente a atrapalhação que ele próprio criou. Funciona como um razoável thriller de intriga ligada à espionagem, mas existem melhores alternativas dentro do género.


Título Original: The Debt (EUA/Hungria/Reino Unido, 2010)
Realizador: John Madden
Argumento: Matthew Vaughn, Jane Goldman, Peter Straughan (baseado no filme Ha-Hov, escrito por Assaf Bernstein e Ido Rosenblum)
Intérpretes: Helen Mirren, Tom Wilkinson, Ciarán Hinds, Jessica Chastain, Marton Csokas, Sam Worthington, Jesper Christensen, Romi Aboulafia
Música: Thomas Newman
Fotografia: Ben Davis
Género: Thriller
Duração: 113 minutos


Sem comentários :

Enviar um comentário